WOLDSEE - lago / praia artificial


À primeira vista parece uma miragem: praia? Como assim?! Mas na verdade as escavações para o desenvolvimento e a construção da famosa Autobahn resultaram em alguns aterros e áreas onde foram construídos lagos artificiais com praias artificiais e parques no entorno, e que servem como lazer à população local. Aproveitando nossa estada em Oldenburg, fomos conhecer o Woldsee (que na verdade pertence ao distrito de Bad Zwischenahn).

O acesso é complicado para quem não conhece, mas chegando lá existe um grande estacionamento em meio à vegetação, sem marcação, onde os próprios visitantes se encarregam de organizar (não tem guardadores). Muitos também chegam de bicicleta, e para elas o local dispõe de uma grande área para estacionamento.



Não há portaria, mas o local é cercado e possui avisos com orientações, no melhor estilo "self-service". Cada um cuida de si e da comunidade.

Logo na entrada, além do gramado, há uma pequena faixa de areia onde famílias brincam nas águas calmas, escuras, limpas e - bem, para os padrões alemães - quentes. Muitos levam cadeiras, cangas, toalhas de piquenique (com isolante térmico e proteção contra umidade), bóias, bolas, frutas, cerveja e farofa completa.

Não se assuste se de repente chegar um grupo (de idades variadas) e tirar totalmente a roupa em público antes de vestir os trajes de banho. O respeito e a discrição imperam no local. Ninguém incomoda ninguém e todos convivem harmoniosamente. Quem quiser tomar um banho de sol como veio ao mundo tem uma área dedicada ao nudismo, basta dirigir-se para a lateral esquerda do lago.

As águas calmas com marcações de profundidade deixam o lago ainda mais seguro, perfeito para relaxar com as crianças.


No Woldsee funciona uma lanchonete que vende cerveja gelada (Becks), a tradicional bratwurst e as pommes mit maio (eu, sinceramente, neste momento já pedia ohne maio, ou seja, sem maionese). Se comprar cerveja nesta lanchonete (e na maioria dos estabelecimentos comerciais alemães), não se esqueça de guardar os engradados da cerveja e devolver no local, pois eles devolvem uma parte do valor pago em dinheiro.

WOLDSEE
Endereço:

Woldlinie 19a
26160
Bad Zwischenahn, Germany‎

http://maps.google.com.br/maps?hl=pt-BR&q=Bad+Zwischenahn+woldsee&ie=UTF8&hq=woldsee&hnear=Bad+Zwischenahn,+Deutschland&ll=53.162417,8.114262&spn=0.049813,0.153637&z=13&iwloc=A


GRÁTIS!