Turquia - Roteiro Istambul até Assos

Dando sequência aos deliciosos roteiros criados para minhas férias que nunca aconteceram na Turquia (mas que hão de acontecer!), aqui está um super roteiro criado pelo meu amigo Zé Ruy Gandra, com dicas quentíssimas para aproveitar o melhor da cultura e das praias de lá.

OPÇÃO 2 – PRAIAS E HISTÓRIA
30/06 – vôo para a Europa
01/07 – Chegada na Europa (Istambul, Turquia) – descanso no hotel em Istambul (de preferência no bairro de Sultan Ahmet - próximo às grandes atrações turísticas, para poder fazer tudo a pé e curtir a cidade)
02/07 – Visita à Mesquita Azul e à Igreja Santa Sofia
03/07 – Passeio de barco pelo estreito de Bósforo até a cidade de Kavagi
04/07 – Visita ao Mercado (Grand Bazar), almoçar no Pandeli
05/07 – Alugar um carro e viajar em direção a Galípoli. Neste ponto, atravessar o Estreito de Dardanelos, em direção à Lapseki, e seguir para Çanakkale (cidade de Tróia), totalizando 295 Km. Passar a tarde em Troia e dormir nas redondezas.
06/07 – Seguir viagem para o sul, descendo 87 km até chegar em Assos (praia de pedra) em frente à Ilha de Lesbos. Hospedar-se no hotel da cidade.
07/07 – Fazer passeio de barco para Lesbos e dormir em Assos.
08/07 – Descer para Izmir (257 km) e passar a noite.
09/07 – Último dia em Izmir. Retornar para Istambul
10/07 - Retorno para o Brasil.


ISTAMBUL
Se você ainda não se deu conta do que se trata Istambul, tente resgatar em suas aulas de história todas as referências à Constantinopla. Maior cidade da Turquia, a cidade é dividida pelas duas margens do estreito de Bósforo, separando a Europa da Ásia, exatamente no ponto onde as águas do mar Negro se juntam às águas do mar de Mármara. Encantadora. Justamente por esta influência de duas culturas tão distintas, a cidade de Istambul é irresistível.


Algumas das atrações que são imperdíveis e merecem estar em qualquer roteiro:
- Santa Sophia: uma das construções mais belas e impressionantes, é também conhecida como Igreja da Divina Sabedoria;
- Mesquita Azul: neste local, imperadores Bizantinos construíram um grande palácio, e em 1606 o Sultão Ahmet I quis construir uma mesquita ainda maior e mais bonita do que a Igreja de Santa Sofia, em estilo clássico otomano e revestida com azulejos azuis e lindos vitrais. É importante respeitar o cultura local e evitar roupas curtas e sem mangas para as mulheres. Lenços cobrindo a cabeça também são importantes.
- Grand Bazar: passeie pelos famosos bazares do Grand Bazar e aproveite para fazer compras, nunca sem antes negociar os preços. O Zé Ruy recomenda almoçar no Pandeli, mas disse que qualquer comida é uma delícia e vale experimentar os sabores, cheiros e cores que a culinária turca tem a ofercer.
- Passeio de barco pelo estreito de Bósforo: Além de barato, este passeio vale muito a pena, tem uma linha frequente e te leva até Kavagi, outra cidadezinha que vale explorar.
- Palácio Topkapi: na entrada do Estreito de Bósforo, este palácio serviu como residência para diversos sultões por cerca de 400 anos.



ÇANAKALLE / TRÓIA
Acredita-se que a lendária cidade de Tróia, onde ocorreu a célebre Guerra de Troia descrita na Ilíada, de Homero, seja este sítio arqueológico, próximo à Çanakalle, na Turquia. Definitivamente não dá para não visitar. Se der para reler a Ilíada ou assistir ao último filme antes da viagem, melhor inspiração não há.


ASSOS
É uma cidade com muita história: Aristóteles fundou uma escola de filosofia neste local e acredita-se que Paulo, o apóstolo, tenha passado por lá. Mas são as colunas dóricas que mais chama atenção para esta peque cidade litorânea, de onde é possívela avistar (e fazer passeios) a Ilha de Lesbos. Segundo o Zé Ruy, a cidade é linda e muito charmosa. Vale a estadia.

LESBOS
Lesbos é uma ilha grega no Egeu, cujo litoral leste fica muito próximo da Turquia. Construída na extremidade sudeste da ilha, sua capital, Mytilini, é a sede da Igreja Ortodoxa. Até pouco tempo atrás praticamente desconhecida dos turistas, é uma das poucas ilhas na Grécia que conserva o estilo arquitetônico original. Existem muitas atrações a serem exploradas: de castelos bizantinos a belíssimas praias.