Planejar é Preciso

Muitas pessoas se surpreendem com preços das tarifas na hora de viajar, mas o que poucos sabem (e comprovam!) é que com planejamento é possível conseguir preços melhores, tempo maior para parcelamento e ainda elimina o stress pré-viagem devido ao acúmulo de tarefas.

Segundo um estudo da ViajaNet, 62% dos compradores fecham a passagem no mesmo mês da viagem, o que é um golpe no bolso, já que este mesmo estudo mostra que a compra de passagem área no mês da viagem fica 87% mais cara do que se comprada até 2 meses antes. E na minha breve experiência como agente de viagens já tenho sentido isso na prática (eu já tive casos em que comprar a passagem do Reveillon com bastante antecedência fez com que o preço pago pelos meus clientes ficasse 2/3 mais baratao do que o preço de se comprar em cima da hora). No link da Exame, é possível ler a matéria completa.



Portanto a dica para economizar é sonhar e se planejar para as próximas férias com bastante antecedência (nada de deixar para resolver em cima da hora). Faça uma lista de lugares que gostaria de conhecer e guarde num lugar onde possa consultar facilmente. O calendário está aí, é só escolher o destino e período, procurar um amigo viajante ou um bom agente de viagem e começar.

Aproveite para pensar nos feriados também, já que muitos deles podem ser negociados antes com a chefia (ou acrescido de um ou dois dias) e se transformar em "miniférias".