De Motorhome pela Nova Zelândia

A viagem não teria sido mais perfeita se não tivéssemos incluído uma viagem de carro pelas estradas da Nova Zelândia em meio às diferentes paisagens. Ledo engano. Quando decidimos ir de motorhome a viagem ficou ainda melhor!

O roteiro escolhido teve como destino levar as crianças para a neve, o que seria possível se seguíssemos ao sul em direção a Whakapapa, no monte Tongariro (famosa estação de esqui). Mas como a viagem é longa, decidimos parar em Taupo, no meio do caminho. Decisão acertada.

A primeira diversão foi a preparação da viagem: cardápio, roteiro, compras (de comidas), escolha dos campings e escolha do motorhome. Optamos pelos de 6 lugares, mas um de 4 lugares já seria suficiente (e mais econômico). 

A saída de Auckland foi conturbada porque saímos no horário de rush (e lá tem trânsito também) e no nosso caminho passamos por Hamilton e Rotorua (não paramos em nenhuma delas, mas recomendo fortemente uma parada caso tenham mais tempo). 

Optamos por campings pagos porque somente neles encontramos tomadas para carregar os motorhomes. Mas na verdade não é tão necessário assim (no verão principalmente, porque dormimos com o ar quente ligado). 

A estrutura de banheiros e uma cozinha coletiva acabam sendo mais úteis do que tudo. Também, descobrimos que o horário de saída dos campings é sempre às 10 horas da manhã - o que achei bem ruim. Mas, tudo bem. Foi uma ótima desculpa para sairmos logo e começarmos a explorar a estrada e a cidade no lago. 


Taupo é um lago que fica sobre um imenso vulcão. Segundo alguns pesquisadores, ele entrou em erupção no começo da era D/C e foi uma erupção de tamanha magnitude que escureceu os céus da Europa e Ásia. O que ficou foi uma paisagem maravilhosa, uma cidade deliciosa (cheia de águas termais), alguns campos de golfe, parques, passeios de barco, lancha, avião e helicóptero, campings, trilhas, e...


...a estrada fantástica contornando isso tudo. Sugiro percorrer durante o dia: 



Em Taupo há uma grande quantidade de hoteis à beira-lago, com spa e restaurantes. O prato local é a truta (quem quiser há passeios e programas voltados à pesca da truta). 

Passando Taupo descobrimos um camping muito legal: Motutere Bay Holiday Park. Da próxima vez quero me hospedar alí, de frente para o lago e com uma paisagem maravilhosa. 

Mais adiante chegamos ao Tongariro National Park, com uma paisagem única. Este hotel fica bem na entrada da estrada que leva ao monte. Apaixonante! 



Um pouquinho de curvas e subidas e lá está o monte coberto de neve para alegria geral de todos. No primeiro local possível paramos para curtir a paisagem e brincar na neve. 


Mais adiante está o estacionamento da estação de esqui (que lota cedo). Optamos pela primeira pista - para iniciantes e moderados. Pegamos o teleférico (gratuito) e alugamos um trenó para a criançada. A diversão foi grande. Pena que fecha cedo: 16 horas. 




Seguimos para o Camping (algums metros abaixo da região nevada e em meio à floresta e o rio). Ficamos no Whakapapa Holiday Park. A chuva não nos permitiu uma curtição ao ar livre, mas a cozinha do camping era muito confortável e foi lá que fizemos nosso fondue de queijo. Dormimos ao som da chuva e do rio, em (quase) paz (porque na cozinha havia o cartaz de evacuação em caso de erupção e descobrimos que estamos na rota da lava - alguns minutos depois a sirene tocou e ficamos apavorados, mas felizmente era um alarme de incêndio distante dali). 



No dia seguinte saímos cedo e optamos por fazer o café da manhã lá na neve (em nosso próprio motorhome). Depois encaramos a estrada de volta a Taupo e fizemos uma parada para ver as cachoeiras Huka Falls (onde há uma lojinha e muitas trilhas também). Recomendo. 


O restante da viagem foi repleto de paisagens, pássaros, cidades pitorescas e um por do sol com cores incríveis (que infelizmente não consegui registrar com uma imagem boa, mas arrisquei compartilhar uma delas para terem uma ideia das cores).



Com certeza ficou um gostinho de quero mais: mais Auckland, mais praias, mais Ilha Sul, muito mais! Quero voltar no verão.