Os Croatas

Homens, mulheres, jovens, velhos, crianças, pobres, ricos. Todos eles são muito simpáticos e agradáveis. Nos fazem sentir como numa roda de amigos, bons amigos. Em Split, pelo menos, onde o clima de cidade de praia impera, o calor humano, sorrisos e boa vontade são marcas registradas.

Eles são muito receptivos, e definitivamente adoram crianças. Brincam, fazem graça, admiram, interagem, dão as mãos, pegam no colo. E as crianças também fazem amizade facilmente umas com as outras.
Estas são características que eu considero cruciais para um bom turismo receptivo. E essenciais para tornar as ferias em inesquecíveis.

Se quiser entrar no clima, é só trazer o bom humor e a educação na mala. O resto é por conta deles.

PS1: Ok, preciso encerrar este post dizendo que sim, os croatas são muito bonitos! E falam uma língua deliciosa, que é como ouvir um "russo" falando com sotaque (bem) italiano. (Outro dia as crianças se divertiram vendo uma espécie de 'Bambalalão' croata na TV local. As músicas nas rádios também lembram muito as músicas italianas.)

PS2: Além do idioma local, a grande maioria fala inglês, alemão e italiano. Dá pra se virar numa boa.




Ah, Croácia...

Ah, Croácia...
Este é um daqueles lugares em que você mal chega e já se pergunta: "Por que eu não vim aqui antes?!!!" (sim, com muitas exclamações). Não dá para acreditar que alguma vez eu vim no verão curtir a Europe e simplesmente não passei por aqui. Por quê? Se arrependimento matasse...
Ao chegar num vôo vindo de Munique, nosso avião deu uma volta sob a baía de Split e a visão das ilhas em contraste ao mar azul foi fantástica. A #dica é sentar-se à janela, do lado esquerdo do avião.
Nosso hotel, Radisson Blu, foi uma excelente escolha. Uma suite confortável com vista para o mar foi uma ótima escolha! As crianças adoraram a varanda, e a estrutura com praia e piscina (eles chamam de resort, mas não é como no Brasil) são excelentes.
A praia é linda, com pedrinhas ao invés de areia, e o mar... Azul, azul, daqueles transparentes. Apaixonante.
Por volta das oito horas começa a escurecer, um outro espetáculo que vale a pena ser visto todos os dias. Mas ele é só o começo. Depois, a lua sob o mar, em tons que começam no branco e chegam até o vermelho intenso, faz outro espetáculo inesquecível. (Suspiros.)
Bem, este é só o começo. Temos ainda muitas praias e ilhas para explorar.

Gabi Nunes
Enviado via iPhone




Fastfood de peixes

Em Oldenburg há uma rede de fastfood bem interessante. Especializada em peixes e frutos do mar. Mas além dos peixes servidos em pratos, como uma refeição rápida e pronta, eles tambem oferecem a versão fresca e crua para levar pra casa. Interessante.

Visual típico de loja de coisas do mar, com mesas e cadeiras de madeira, o grande balcão exibe algumas das opções frescas do dia. Ao pedir, rapidamente o prato é preparado e entregue ao cliente.

Eu experimentei um peixe branquinho com molho de queijo e champignons (ok, admito que detesto cogumelos e tirei todos do meu peixe), acompanhado por batatas fritas crocantes e deliciosa e um saboroso molho tártaro. Estavam ótimos! E comemos eu e meus dois filhos (crianças). Achei muito bem servido. Ah, e o preço do prato: € 8,99.

De sobremesa comi um doce típico: röte grutze, que também estava delicioso! É um creme de baunilha bem suave, acompanhado por uma calda de frutas vermelhas. Lecker!

Outras opções como camarões, lulas e o salmão pareceram tentadoras, mas ficaram para uma próxima visita.

Uma ótima pedida para variar o cardápio e se alimentar bem.

Esta filial fica no centro de Oldenburg e o gerente que nos atendeu foi extremamente simpático, atencioso e bem-humorado.

Para saber mais, acesse: http://www.nordsee.com/de/






Café & Bar Celona

Um domingo frio de verão pede um café da manhã bem preguiçoso.por isso acordamos às 9 horas e fomos experimentar o brunch do Café & Bar Celona, no centro de Oldenburg.

Visual e decoração jovem e aconchegante, mesinhas do lado de fora para os dias mais quentes, gente bonita, ilhas de deliciosas comidas e ainda um espaço para crianças. Perfeito!

O brunch aos domingos é servido até as 14 horas e custa € 8,99 por pessoa. E você pode passar lá o tempo que quiser, comendo, bebendo e conversando.

Uma ilha de pães variados e deliciosos, com ou sem grãos, e acompanhamentos. Outra de frios e queijos. Ao lado, uma simpática senhora prepara omeletes "ao gosto do freguês". Em outro ponto, ainda, ovos mexidos, poché, bacon e salsichas. E um último ponto com iogurtes, quark, cereais, frutas e uma máquina de waffles. Fantástico!

Para beber eles servem suco de laranja espremido na hora (uma raridade!), mas experimentei o chocolate quente: bem grande e delicioso.

Pena que o brunch lá rola só aos domingos. Eles também oferecem "vales-presente" para presentear amigos e parentes com esta deliciosa programação.

Eles têm filiais em diversas cidades da Alemanha, incluindo Frankfurt e Hannover.

Para mais informações, acesse o site: www.cafe-bar-celona.de






Outlets de Bremen: im-per-dí-veis!

Já se foi o tempo em que Bremen, no norte da Alemanha, era só conhecida pelos seus cantores saltimbancos: o jegue, o cachorro, a gata e o galo. Bremen tem suas deliciosas mentas cobertas com chocolate e... Outlets imperdíveis!

A cidade abriga algumas lojas de ponta de estoque de grandes marcas como Esprit, Nike, Adidas, Puma, Tommy Hilfiger e muitas outras, além da Lindt. O OchtumPark é um passeio inevitável pra quem gosta de comprar bem e pagar pouco.

As lojas são espaçosas e têm as coleções anteriores a preços realmente interessantes. Na Europa em geral os preços já são muito mais em conta do que o equivalente em reais, mas em promoções e Outlets a coisa fica fora de controle. O bom é que eles têm provadores e com esta ajudinha nosso critério de escolha das peças fica ainda melhor.

Além de dinheiro, aceitam cartões de crédito e débito - como o Visa Travel Money.

E pra quem achou estranho eu mencionar o Lindt, saiba que é uma tentação encontrar os deliciosos chocolates da marca a preço de banana. Adeus dieta!

Mais informações no site: http://www.ochtumpark.net/





App de reserva de Hotéis

Dica interessante da Folha: site de hotéis (hotels.com) tem recurso para iPhone e Android em 30 línguas.
Leia a noticia em: http://folha.com.br/tu931694

Eu testei o app no iPhone e achei bem simples. Fácil de usar: vc coloca o destino, data e número de hóspedes, e ele oferece diversas opções (por preço, por estrelas, pela avaliação de outros hospedes).

Incompleto: senti falta de um descritivo de avaliação e de mais fotos (do quarto, das dependências, dos arredores).  Está longe de ser um guia, mas é uma boa ferramenta. Particularmente, ainda acho as dicas do Frommer's e dos amigos, imbatíveis! 

Não efetivei a compra, portanto não pude comprovar a eficácia de e-commerce.

Aplicativos de viagem - Dicas que li no Twitter http://mashable.com/2011/06/11/weekend-roundup/

Algumas vezes um bom aplicativo pode ser uma mão na roda na hora de planejar sua viagem. 

Neste interessante tweet um link com aplicativos úteis. Ainda não testei, mas achei interessante compartilhar a dica. 

4 Fun Apps for Foodies, Savers & Travelers - http://mashable.com/2011/06/11/weekend-roundup/ 

São eles:

  • Fortnighter: Made-To-Order Travel Guides From Experts
  • Foodstream: Food Data & Deals on Your iPhone (eu, particularmente, prefiro o Foodspotting)
  • Poggled: Club, Drinks & Dinner Deals
  • Want!: Express Your Wants Through Photos 

Dica rápida sobre planejamento em sites e aplicativos

Esta dica é pra quem curtiu o post de planejamento de viagem: um post bacana da Folha de São Paulo, caderno de turismo, sobre aplicativos que ajudam a planejar uma viagem. Vale testar. 

Eu ainda não testei nenhum In loco. Prefiro ainda os guias impressos ou os sites, além de dicas em blogs e sugestões de amigos, mas fica aqui a dica. 

Planeje sua viagem em sites e aplicativos: 
http://www1.folha.uol.com.br/turismo/924115-planeje-sua-viagem-em-sites-e-aplicativos.shtml


Dicas de Buenos Aires - em terceira pessoa

Aqui está um blog interessante para quem curte moda. O Blog Dicas da Cami.

Ela esteve recentemente em Buenos Aires e trouxe na mala algumas dicas de restaurantes de lá (ao todo são 3 restaurantes indicados, com fotos). É só clicar no link abaixo.

http://www.dicasdacami.com/2011/05/dicas-de-buenos-aires-restaurantes.html?spref=fb

Aproveito também pra recomendar o aplicativo da Viagem e Turismo sobre Buenos Aires para iPhone. Ele traz dicas, programas imperdíveis, gastronomia e muito mais. E é de graça! É só entrar na App Store e baixar.

http://viajeaqui.abril.com.br/aplicativos/guia-buenos-aires/

Eu nunca estive em Buenos Aires, mas morro de vontade de conhecer. Está na minha lista de desejos.

Boa viagem!

Planejando as férias - Parte 1

Aqui está uma das tarefas mais deliciosas de se fazer nesta vida: planejar as próximas férias. As minhas, as da minha família e até as dos outros. Gosto tanto disso que às vezes cismo com um destino e começo a planejar para daqui a 2 anos a viagem. Na verdade, confesso que meu grande sonho é ter um ano sabático com a família (sim, sempre eles!) para darmos a volta ao mundo. E ela já tem data planejada: quando meu filho mais velho completar dez anos. Enquanto isso eu vou pinçando destinos aqui e ali para degustar este grande sonho.

Sei que tem muita gente que detesta esta parte da viagem, de pesquisar, ler, estudar e planejar. Outros preferem a surpresa, o improviso, a espontaneidade. O fato é que um pouco de planejamento não faz mal a ninguém. Então resolvi compartilhar algumas dicas para ajudar quem quiser experimentar.

Comece a pensar entre 1 ano e 6 meses antes. Calma, não se assuste. Não é exagero, não. Com um prazo destes é possível pesquisar, se informar sobre altas e baixas temporadas, conversar com amigos e até sondar no trabalho sobre as férias.

Para você pensar:
- Quando pretende viajar?
- A viagem será curta ou longa?
- Vai ser possível negociar isso no trabalho?
- Já tem dias suficientes de férias para tirar?
- A viagem será feita de carro, barco, ônibus, trem, a pé, de avião ou algum outro meio de transporte?
- Nacional ou internacional?
- Já sabe o destino?
- Tem passaporte?
- Precisa de visto?
- Vai sozinho ou acompanhado?
- Será uma viagem econômica ou daquelas de sonho?
- Irá viajar de pacote ou vai montar seu próprio roteiro?
- Precisa de preparo físico para esta viagem?
- E roupas especiais?
- E vacinas ou atestados médicos específicos?


Dependendo das respostas, já comece a pensar em quem convidar para a viagem, faça uma checagem nas finanças (para ver se o gasto com as férias cabe no orçamento), pesquise o clima do local no período em que pretende viajar, dê uma olhada na validade do passaporte, consulte amigos, guias, jornais, revistas ou sites de viagem para se programar, visite uma agência de viagens ou - ainda - programe a revisão do carro.

Faça uma lista de tudo o que precisa providenciar e tente estabelecer prazos para as tarefas serem resolvidas. Anote num calendário, na sua agenda ou numa agenda eletrônica. E cumpra os prazos. Senão mais pra frente você se sentirá sobrecarregado.

No próximo post, mais dicas de programação.