Hoje em dia tudo "tem" que ter uma pegada sustentável. Não porque seja uma mera obrigação, mas sim porque as pessoas já tomaram consciência das consequências de seus atos.
A pegada sustentável há algum tempo já convive com o turismo. Seja para compensar a pegada deixada pelo vôo até o destino, para valorizar a mão de obra e até produtos locais, evitando trocar a toalha todos os dias no hotel, não interferindo em trilhas etc.
Agora alguns querem mais: viajar sem gastar muito, vi er como um "local" e ainda contribuir com alguma comunidade. No caso apresentado no Hypeness você pode se inscrever num grupo, escolher uma fazenda-destino e viajar para lá, onde será encarregado de fazer alguma coisa. Bem interessante.
Link: http://www.hypeness.com.br/2013/09/site-oferece-hospedagem-em-fazendas-organicas-ao-redor-do-mundo/
Mas a tendência de ser sustentável ou de viver como um lical não precisa ir tão longe. O sucesso do AirBnb, site de aluguel de casas e apartamentos locais, pode ser atribuído também ao benefício de se sentir um pouco morador local em alguma cidade e aproveitar para experimentar um novo olhar. Além, claro, de encontrar verdadeiros achados como castelos e casas cinematográficas. Já pensou em ir a Londres ou Paris num apartamento local? Eu adoro a ideia.
Link: https://m.airbnb.com.br/listings/1275446
Não importa como as pessoas escolham fazer suas viagens, o importante é viver experiências incríveis e cuidar para deixar somente boas impressões e levar boas recordações!
Roteiro em SP leva turistas a 6 doceiras deliciosas!
Empresa leva grupos de até 15 pessoas para tour por docerias finas de São Paulo. Ao todo, o roteiro passa por 6 docerias, que incluem 2 de minhas favoritas: Maria Brigadeiro e Chocolat Du Jour, cujas especialidades dão nome às lojas. É pra dar adeus à dieta.
Cada pessoa paga R$ 44 para fazer o roteiro entre a rua Capote Valente e a Alameda Tietê (num raio de 2,2 quilômetros), em cerca de 3 horas.
Deu água na boca? Aqui estão as informações que você precisa para se programar para o passeio:
Data: todas as sextas e sábados
Horário do tour: 14h00
(Chegar ao Ponto de Encontro 15 minutos antes do horário marcado)
Duração do tour: aproximadamente 3 horas
Total de locais visitados: 6 docerias
Valor: R$40,00 + taxa de conveniência do site ingresse.com. Os ingressos poderão ser adquiridos no dia do evento NO LOCAL DO TOUR SOMENTE SE houver vagas. Os valores podem sofrer alteração, para saber o valor mais atualizado, acesso o link abaixo.
Número de vagas: 15
Fonte: http://www.savorsaopaulo.com.br/#!sweet/c1vxf
Saiba mais no link:
http://pme.estadao.com.br/noticias/noticias,empresa-leva-turista-para-tour-em-docerias-finas-de-sao-paulo,3253,0.htm
Data: todas as sextas e sábados
Horário do tour: 14h00
(Chegar ao Ponto de Encontro 15 minutos antes do horário marcado)
Duração do tour: aproximadamente 3 horas
Total de locais visitados: 6 docerias
Valor: R$40,00 + taxa de conveniência do site ingresse.com. Os ingressos poderão ser adquiridos no dia do evento NO LOCAL DO TOUR SOMENTE SE houver vagas. Os valores podem sofrer alteração, para saber o valor mais atualizado, acesso o link abaixo.
Número de vagas: 15
Fonte: http://www.savorsaopaulo.com.br/#!sweet/c1vxf
Saiba mais no link:
http://pme.estadao.com.br/noticias/noticias,empresa-leva-turista-para-tour-em-docerias-finas-de-sao-paulo,3253,0.htm
Ilhas secretas para passaras férias
Algas vezes queremos agito, outras um pouco de paz e silêncio. O importante é sempre recarregar a bateria durante as férias.
Eu tendo a gostar de silêncio e paz. Preferencialmente em meio a sol e natureza. Se for praia e mergulho, então, perfeito!
Neste post dos sonhos o link para uma matéria com ilhas quase desertas para curtir a paz:
Há alguns anos uma amiga "alugou" uma ilha a preço de resort para passar um final de semana de sonho com o namorado americano. O local era em Angra dos Reis e incluía serviço de café da manhã e transporte de barco até o local. Segundo ela, foi uma das experiências mais maravilhosas que já teve. Infelizmente não tenho o contato, mas se você procurar no Google e no Airbnb é capaz de encontrar algumas boas opções.
Nada como inspiração para aguentar o inverno e já sonhar com o verão!
Nada como inspiração para aguentar o inverno e já sonhar com o verão!
Dicas de Trancoso - amigos do Face
O Facebook tem se mostrado uma ótima ferramenta para enquetes. A gente posta uma pergunta e deixa rolar. E os amigos vão respondendo, curtindo, a gente vai interagindo, e a discussão é boa e muito rica.
Antes de planejar a viagem para Trancoso, pedi aos meus amigos algumas dicas. Vieram muitas e como ainda não fui até lá comprovar quais são as mais bacanas, criei este post para compartilhar todas as dicas que recebi, para servirem de inspiração. Aqui estão (ocultei os sobrenomes para dar privacidade aos meus amigos):
Denise: "Trancoso é uma em janeiro e outra no resto do ano (...). Tem alguns clássicos (...) como o quilo "A Portinha", do lado esquerdo do quadrado, o "Capim Santo" e a padaria na entrada do quadrado... O restaurante Cacau é delicioso, e a dona, Dora, tem um papo maravilhoso. As praias tanto à direita como bem à esquerda do quadrado sao ótimas, a que fica logo embaixo é mais muvucada..." "Praia do espelho e arraial"
Lucili: "Praia do Delegado em Arraial, vc não pode perder."
Luciane: "Caso queira almoçar comida fresquinha e barata, vá no Portinha, um kilo no quadrado, uma delícia. Outras opções no quadrado são Capim Santo e Silvana! Se puder vá até Caraíva! Muito bom!!!" "Se for para Arraial tem o Mangutti que tem um nhoque com filet delicioso! ... Em Arraial tem parque aquático..."
Meu marido fez o mesmo no mural dele e também teve uma participação ativa dos amigos, com dicas bastante interessantes, que estamos levando e iremos testar algumas com as crianças. São elas:
Moises: "Não esqueça de conhecer Caraíva, Espelho e Ponta do Satú"
Andre: "Restaurante Silvana no quadrado. Melhor bobó da Bahia"
Marco: "Praias Rio da Barra, Ponta de Itaquema e Arraial D'ajuda (Faça Passeios de Buggui e Paraquedas puxados por eles). Restaurantes tem vários legais mas recomendo o Portinha e o Aconchego. Barracas de Praia procura a Uxuá e Tangaré. Final de tarde e começo da noite cola no Quadrado..."
O Quadrado, Portinha, Capim Santo são unanimidades. Caraíva temos trauma de quando estivemos por lá (contei no meu post anterior), Praia do Espelho - considerada uma das mais lindas pelo Guia Quatro Rodas - já visitamos e pretendemos voltar com as crianças, mas as outras dicas também são bem interessantes, pois não havíamos programado uma ida a Arraial. Quem sabe?
Valeu amigos! As dicas serão preciosas e com certeza vão nos ajudar a aproveitar ainda mais a estadia por lá. Depois contamos as boas surpresas.
Próximo destino: Trancoso, Bahia
Já definimos o próximo destino da família: Trancoso na Bahia. Estivemos lá em 2003, mas as crianças farão sua estreia.
A primeira viagem foi de carro, saindo de São Paulo e parando nas praias ao longo da costa: Rio de Janeiro, Búzios, Itaúnas, Prado, Cumuruxatiba, Ponta de Corumbau, Caraívas e - finalmente - Trancoso. Uma viagem incrível e inesquecível via BR-101, a bordo de um humilde Corsa Sedan.
Encontramos a estrada em condições razoáveis (pegamos sempre de dia), lugares lindos, restaurantes incríveis, muito mar, velejo, mergulho e peixe. Cinquenta tons de azul do mar e amarelo de sol. Recomendo.
O Reveillon de Prado foi surpreendente e inesquecível. A cidade (pequena) recebe gente de toda a redondeza e monta uma festa típica, animada e muito segura. Adorei fazer parte dela. As praias do entorno eram incrivelmente lindas e desertas. Cada nova paixao, buscavamos as malas e mudávamos nosso acampamento.
Em Ponta de Corumbau acampamos no Villa Segóvia. Esta história merece um post exclusivo e fotos.
Caraívas, barulhenta por conta dos terríveis geradores e baladas madrugada a dentro (tipo "festa estranha com gente esquisita") fez com que nossa estada lá durasse menos de 24 horas e estivéssos na fila da 1a valsa pra correr dali.
Mas Trancoso... Ah, que coisa boa! Nao vou falar do óbvio, Quadrado, Curuípe e Praia do Espelho. Mas um circo de latinos de todas as nacionalidades fez a nossa alegria, tanto quanto as praias em volta - as sossegadas, claro! E os restaurantes? Um mais delicioso e surpreendente do que o outro. E muito, muito peixe!
Na volta fizemos Espírito Santo, Rio de Janeiro e uma viagem cinematográfica ao longo da Rio-Santos até Barra do Una, litoral de São Paulo, terminando no Guarujá.
Este retorno à Trancoso terá sabor de revival e novidade, já que as crianças (e a sogra) estarão juntos, além de irmos de avião via Porto Seguro. Lá alugaremos um carro e o resto é com nossa inspiração e sorte. A boa sorte que guia os viajantes.
Enquanto estou na contagem regressiva, farei posts curtos com dicas de amigos queridos. Aguardem!
A primeira viagem foi de carro, saindo de São Paulo e parando nas praias ao longo da costa: Rio de Janeiro, Búzios, Itaúnas, Prado, Cumuruxatiba, Ponta de Corumbau, Caraívas e - finalmente - Trancoso. Uma viagem incrível e inesquecível via BR-101, a bordo de um humilde Corsa Sedan.
Encontramos a estrada em condições razoáveis (pegamos sempre de dia), lugares lindos, restaurantes incríveis, muito mar, velejo, mergulho e peixe. Cinquenta tons de azul do mar e amarelo de sol. Recomendo.
O Reveillon de Prado foi surpreendente e inesquecível. A cidade (pequena) recebe gente de toda a redondeza e monta uma festa típica, animada e muito segura. Adorei fazer parte dela. As praias do entorno eram incrivelmente lindas e desertas. Cada nova paixao, buscavamos as malas e mudávamos nosso acampamento.
Em Ponta de Corumbau acampamos no Villa Segóvia. Esta história merece um post exclusivo e fotos.
Caraívas, barulhenta por conta dos terríveis geradores e baladas madrugada a dentro (tipo "festa estranha com gente esquisita") fez com que nossa estada lá durasse menos de 24 horas e estivéssos na fila da 1a valsa pra correr dali.
Mas Trancoso... Ah, que coisa boa! Nao vou falar do óbvio, Quadrado, Curuípe e Praia do Espelho. Mas um circo de latinos de todas as nacionalidades fez a nossa alegria, tanto quanto as praias em volta - as sossegadas, claro! E os restaurantes? Um mais delicioso e surpreendente do que o outro. E muito, muito peixe!
Na volta fizemos Espírito Santo, Rio de Janeiro e uma viagem cinematográfica ao longo da Rio-Santos até Barra do Una, litoral de São Paulo, terminando no Guarujá.
Este retorno à Trancoso terá sabor de revival e novidade, já que as crianças (e a sogra) estarão juntos, além de irmos de avião via Porto Seguro. Lá alugaremos um carro e o resto é com nossa inspiração e sorte. A boa sorte que guia os viajantes.
Enquanto estou na contagem regressiva, farei posts curtos com dicas de amigos queridos. Aguardem!
Hotel flutuante permite descobrir de perto a Amazônia
Olha que TUDO este hotel na Amazônia! Adorei a dica e a experiência, por isso quis registrar por aqui.
Tem uma outra dica que foi publicada na revista Viagem e Turismo recentemente, de um hotel localizado pouco tempo de carro de Manaus (com transfer) e cravado na floresta e no rio que vou pesquisar e depois publico. Muito bom!
http://www.hypeness.com.br/2013/05/cruzeiro-de-luxo-permite-descobrir-de-perto-a-amazonia/?utm_source=feedburner&utm_medium=email&utm_campaign=Feed%3A+com%2FtQbo+%28Hypeness%29
Tem uma outra dica que foi publicada na revista Viagem e Turismo recentemente, de um hotel localizado pouco tempo de carro de Manaus (com transfer) e cravado na floresta e no rio que vou pesquisar e depois publico. Muito bom!
http://www.hypeness.com.br/2013/05/cruzeiro-de-luxo-permite-descobrir-de-perto-a-amazonia/?utm_source=feedburner&utm_medium=email&utm_campaign=Feed%3A+com%2FtQbo+%28Hypeness%29
Chá das cinco em Londres
Uma viagem a Londres é recheada de história e tradições. algumas delas fazem parte de um ritual para se semtir meio local.
A primeira vez em que fui à Londres fiz questão de me vestir de maneira apropriada (sim, há um dress code: nada de tênis e calça jeans) e lá fomos eu e 3 amigas provar o tradicional chá das cinco da tarde num dos hotéis mais emblemáticos e chiques da cidade. experiência (cara e) única. uma delícia!
A minha recomendacao é ir ao chá da tarde do Ritz na Picadilly, mas fiquei tentada a experimentar estas opções do link abaixo, do Telegraph!
Local:
Londres, UK
Um roteirinho simpático para as férias em Natal, RN, com a família
Aqui estão algumas dicas legais para quem vai a Natal em família, experiências vividas por mim e minha família em mais de 4 viagens.
Natal, a capital do Rio Grande do Norte, tem um clima muito bom. Já fui em diversas épocas do ano e sempre peguei muito calor (algo em torno dos 30 graus celsius) e tempo bom (é a região com mais dias de sol do Brasil), mesmo no “período de chuvas”. As chuvas de lá são rápidas e acabam refrescando o ambiente, o que é muito bem vindo.
Repleto de praias e de uma cultura própria, com seus passeios em dunas, muitas fazendas de camarão e água de coco, cajueiros perfumados, rendas e um povo para lá de hospitaleiro, o estado e sua capital são um dos meus lugares preferidos para fazer turismo.
As praias são lindas, com areia douradinha, muita vida, falésias e mar azul. No litoral todo venta bastante, acredito que seja porque estamos perto de onde “o mapa do Brasil faz a curva” para a face norte, pegando algumas correntes de vento do alto mar. As correntes do mar também achei bem fortes, bem como as ondas em algumas praias. Não tenho uma preferida na região urbana, mas costumava pegar sol na Ponta Negra, já que lá é que está a maioria dos hotéis. As minhas prediletas ficam mais afastadas, em São Miguel do Gostoso e Pipa, mas as de Natal também são muito boas.
Natal vai receber jogos da Copa e está bastante organizada para isso, com um site muito bacana com boas dicas e orientações.
Saiba mais em: http://turismo.natal.rn.gov.br/
Operadoras locais: http://turismo.natal.rn.gov.br/operadoras-turismo.php (eu já usei algumas vezes a Luck Tur, e achei muito boa, com preços justos, pontualidade e qualidade)
Passeio de bugue pelas Dunas
O passeio mais famoso de Natal é o de bugue pelas Dunas de Genipabu e todas as praias/atrações no caminho em direção ao norte do estado. Geralmente os roteiros começam com os bugueiros buscando os turistas nos hotéis, em horário combinado, e segue pelas dunas e praias até Jacumá ou Muriu. Diversas lagoas são visitadas e algumas delas permitem mergulhos. Em diversos pontos é possível parar para fazer fotos e para se refrescar.
Atenção: existem as dunas fixas e as dunas móveis, além das dunas das praias do litoral norte. Combine o trajeto e a duração total do passeio com o bugueiro antes de sair. Alguns passeios opcionais a serem contratados na hora são: Sky bunda (prancha de snowboard nas dunas), Aero bunda (espécie de tirolesa), passeio e fotos nos Dromedários, Caiaque, Pedalinhos e descanso em alguns parques.
É muito importante contratar somente bugueiros credenciados (Cadastur), por conta da segurança e experiência necessários para se percorrer as dunas.
O ideal é fechar um buggy só para a família, dando ao grupo familiar mais controle sobre o que será feito e o grau de “emoção” que se quer durante o passeio (além de poder escolher onde parar por mais ou menos tempo). Caso contrário as operadoras acomodam as pessoas aleatoriamente nos veículos.
Outra dica: os restaurantes que os bugueiros sugerem são muito “turísticos” e não necessariamente os melhores, já que eles ganham comissão para indicar os turistas. Pesquise antes onde quer almoçar para escolher aqueles lugares com bons exemplos da culinária local. Veja mais dicas abaixo.
O Guia Quatro Rodas recomenda “O maior cajueiro do mundo não pode ficar de fora do seu roteiro (de bugue). Aproveite a visita para almoçar logo ali ao lado, no estrelado (restaurante) Paçoca de Pilão, onde é servido o prato que dá nome à casa.”. Já está na minha lista das próximas atrações que quero visitar.
Parrachos de Maracajaú (em Maxaranguape)
É o meu destino preferido na região. Imagine entrar 7 quilômetros adentro em direção ao alto-mar. Só que ao invés de encontrar águas profundas em todos os lados, você se depara com uma extraordinária formação de recifes de corais, repletos de piscinas naturais com águas quentes. Um aquário onde é possível mergulhar e encontrar peixes, moluscos, crustáceos, entre outras espécies marinhas (já vi moreia, lagosta e muitos, muitos tipos diferentes de peixes). E não precisa ser mergulhador. Isso tudo é visível apenas com óculos, snorkel e um par de nadadeiras. Este paraíso fica dentro de uma Área de Preservação Ambiental dos Recifes de Corais (APARC), portanto somente com empresas credenciadas e conhecedoras das normas podem levar as pessoas até o local.
Para chegar lá, é importante ligar antes para saber qual o período de maré (já que só é possível a visita durante a maré baixa), e portanto horários dos passeios. Já fui de lancha rápida e de catamarã. Ambas experiências foram muito boas.
Apesar de algumas operadoras de turismo local sugerirem o passeio de bugue, eu recomendo que as pessoas aluguem um carro e sigam até lá, para terem mais disposição e cansarem menos com o passeio (de bugue é um pouco enfadonho). Não tem erro: siga pela nova ponte Forte-Redinha em direção ao norte, e depois pela BR-101 (as placas ajudam a encontrar o caminho facilmente). Fica a 60 km do Centro de Natal.
Amo este belíssimo pedaço do paraíso em pleno Rio Grande do Norte e recomendo fortemente para quem curte este tipo de passeio. Confira algumas fotos no Google.
Preços de R$ 70,00 a R$ 85,00 por pessoa (catamarã ou lancha, respectivamente).
Saiba mais em: http://www.parrachos.com.br/maracajau
Ma-Noa Park
Já que foi até Maracajaú, que tal aproveitar o restante do dia num parque aquático? Eu não conheci (até porque para mim os Parrachos de Maracajaú são O Parque para minha diversão), mas dizem que é muito legal, e as crianças adoram. Lá tem uma imensa piscina de 600 m² com cascatas e hidromassagem, bar molhado, rio com correnteza para passeio com boias, parque aquático adulto e infantil e facilidades como estacionamento, vestiários, restaurantes e quiosques.
Ingresso promocional a R$ 45,00 por pessoa.
Saiba mais em: http://www.ma-noa.com.br/
Praia dos Artistas
Sempre venho aqui para comprar castanha de caju (apesar de que nos supermercados locais também tem e às vezes é até mais barato), cachaças com frutas, cocadinhas e outras coisinhas típicas locais.
Um ponto bacana de visitar é o Centro de Artesanato, localizado na Praia dos Artistas com várias lojinhas e lugar para estacionar. Vale a visita com tempo para garimpar.
Um link interessante para se ter uma ideia do local é este aqui: http://www.natalonline.com/passeios/56/centro_de_artesanato_da_praia_dos_artistas/
Onde e o que comer
Natal tem uma culinária maravilhosa: lagostas, camarões, peixes sempre frescos, culinária nordestina e uma infinidade de delícias e tentações.
O Mangai foi uma bela surpresa que me foi apresentada por um conhecido que mora em Natal. Além de super grande e rápido, tinha sucos deliciosos e era possível experimentar de tudo um pouco e ainda repetir quantas vezes quisesse. Haja prato para tantas opções! Lá é tudo a quilo, e a comida de primeira. Vale muito a pena.
O Camarões é um dos mais gostosos do planeta, e sempre acabo indo lá comer pratos que levam o ingrediente que dá nome ao restaurante. Escolho, escolho, escolho e sempre como os camarões ao catupiry. Deliciosos e irresistíveis.
Links para os melhores lugares para comer no Rio Grande do Norte segundo o Guia Quatro Rodas: http://viajeaqui.abril.com.br/busca?qu=Natal&origembusca=bsc&state-meta_nav:Rio%20Grande%20do%20Norte&amenity_type_editorials-meta_nav:Onde%20comer&&s=average_price-meta%20asc
Um passeio que não fiz mas que me deixou curiosa é a visita ao Taverna Pub, bar que fica junto do hostel mais charmoso do Brasil, o Hostel Lua Cheia (Ponta Negra, site http://www.luacheia.com.br/). Lembro de ter ido a um bar pertinho dele, na mesma rua, onde tomei uma incrível batidinha de banana que era deliciosa (falando sério, tomei umas duas, pelo menos), enquanto admirava aquele lindo castelinho e o vai-e-vém de turistas e famílias do hostel. Deu uma inveja e sempre fiquei com vontade de me hospedar lá.
História e cultura
Fala sério: você não está indo para Natal, terra do sol e de praias paradisíacas, para ficar fechado dentro de um museu. Mas garanto que os passeios culturais da cidade são muito bacanas. O Forte dos Reis Magos é um deles e vale um final de tarde por lá, para fazer umas fotos e ainda conhecer mais sobre a história local. No site que citei no início deste post, há mais atrações culturais para se fazer por lá.
Redondezas
Para quem tiver mais tempo, eu recomendo a visita a Pipa (no sul, a cerca de 1 hora e meia de Natal) ou São Miguel do Gostoso (no norte, também a cerca de 1 hora e meia de Natal). Clique no link abaixo para saber mais a respeito destes deliciosos paraísos em posts que fiz anteriormente.
E se chover muito ou se sentir falta do ar condicionado, lá tem muitos shoppings com cinemas, games e todo o tipo de fast food e loja.
Viajando com as crianças - o melhor presente
Minha querida amiga Naré me marcou num post dela no Facebook: trata-se de uma matéria muito linda da CNN (em inglês), em que a jornalista Katia Hetter conta sobre os benefícios de se viajar com as crianças. Não faltam coisas boas, que eu já sabia, mas que só reforçam o que eu sempre pensei, vi e comprovei.
"They learn that exploring is a must. They learn to ask questions. They learn how to navigate cities... They learn that life must be lived and not watched on TV or played on a video game."
(Em uma tradução livre "Eles aprendem que explorar é o máximo. Eles aprendem a questionar. Eles aprendem como se locomover pelas cidades... Eles aprendem que a vida deve ser vivida, não assistida pela TV ou jogada como num video game.").
Este é o verdadeiro motivo pelo qual quero dar uma Volta ao Mundo COM as Crianças. Não se trata de uma pessoa lunática (ufa, felizmente não estou só), mas sim, a visão de alguém que quer ver, viver e compartilhar com aqueles que mais ama a experiência prática de aprender história, geografia, matemática, línguas, ciências sociais, antropologia, literatura, música, esportes, política, artes, arqueologia, pesquisas e tudo o mais possível por através das viagens. Uma experiência que irá enriquecer a todos, como indivíduos e como família, e certamente nunca mais sairá de nossas mentes e corações.
Já estivemos juntos em diversos lugares: de Guarujá e Atibaia a Fernando de Noronha, Natal, Pipa, São Miguel do Gostoso, Porto de Galinhas, Salvador, Rio de Janeiro, Croácia e Alemanha. E eles não se esquecem. Sempre comentam, perguntam e querem voltar. Ver as fotos é um exercício frequente e uma maneira de resgatar coisas que nos trazem boas recordações juntos.
Agora não preciso mais me sentir 'a última bolacha do pacote' quando as pessoas perguntarem sobre as minhas férias e elas incluírem aventura e crianças na mesma frase. Já sei que mais mães compartilham da minha visão.
Aqui está o link para a matéria: http://edition.cnn.com/2012/12/20/travel/kids-travel-present/index.html?hpt=hp_bn10 (escrita em inglês, como mencionei acima)
"They learn that exploring is a must. They learn to ask questions. They learn how to navigate cities... They learn that life must be lived and not watched on TV or played on a video game."
(Em uma tradução livre "Eles aprendem que explorar é o máximo. Eles aprendem a questionar. Eles aprendem como se locomover pelas cidades... Eles aprendem que a vida deve ser vivida, não assistida pela TV ou jogada como num video game.").
Este é o verdadeiro motivo pelo qual quero dar uma Volta ao Mundo COM as Crianças. Não se trata de uma pessoa lunática (ufa, felizmente não estou só), mas sim, a visão de alguém que quer ver, viver e compartilhar com aqueles que mais ama a experiência prática de aprender história, geografia, matemática, línguas, ciências sociais, antropologia, literatura, música, esportes, política, artes, arqueologia, pesquisas e tudo o mais possível por através das viagens. Uma experiência que irá enriquecer a todos, como indivíduos e como família, e certamente nunca mais sairá de nossas mentes e corações.
Já estivemos juntos em diversos lugares: de Guarujá e Atibaia a Fernando de Noronha, Natal, Pipa, São Miguel do Gostoso, Porto de Galinhas, Salvador, Rio de Janeiro, Croácia e Alemanha. E eles não se esquecem. Sempre comentam, perguntam e querem voltar. Ver as fotos é um exercício frequente e uma maneira de resgatar coisas que nos trazem boas recordações juntos.
Agora não preciso mais me sentir 'a última bolacha do pacote' quando as pessoas perguntarem sobre as minhas férias e elas incluírem aventura e crianças na mesma frase. Já sei que mais mães compartilham da minha visão.
Aqui está o link para a matéria: http://edition.cnn.com/2012/12/20/travel/kids-travel-present/index.html?hpt=hp_bn10 (escrita em inglês, como mencionei acima)
Um roteiro que criei para uma viagem à Croácia
Já mencionei que adoro viajar e criar roteiros customizados. Em 2011, antes de viajar, fiz alguns estudos e criei um roteiro fictício de 9 dias pela região de Split, na Dalmácia, região litorânea e repleta de ilhas paradisíacas da Croácia. A viagem era em pleno verão e tem umas dicas legais para quem está planejando viajar para lá.
Primeiramente, algumas amigas me mandaram algumas dicas preciosas.
1. Dicas da Cris:
Praias: Split e Rabac! Mas recomenada também: “um castelo na Eslovenia que fica numa gruta. Foi também em outra gruta gigantesca maravilhosa à 1 hora num trenzinho. Chamam-se Grutas de Postumia e o Castelo de Predjama, muito perto da Croacia. Em Volosko tb é praia na Croácia, linda mas super pequena”.
2. Dicas da Rejane:
Sugere muito a ilha Hvar, nas praias de Stari Grad e Dubovica (uma baía maravilhosa). Outras sugestões são: Vrboska (ficar embaixo das arvores no canal e tomar banho de mar) e Kórcula, uma cidade histórica. Mais ao norte, Parque National de Krka tem cachoeiras incríveis. No sul, Dubrovinik é a cidade mais turística, incrível. “Viajamos de carro no litoral inteiro. Entre Split e Dubrovink tem uma serie de cidades/vilas com praias pra nadar”.
MAPA DE REFERÊNCIA DA REGIÃO DA DALMÁCIA NA CROÁCIA:
Montei uma sugestão de roteiro para aproveitarmos as melhores praias da Croácia, numa região chamada Costa da Dalmácia. Sempre partindo do pressuposto que estaremos hospedados em Split, no Radisson Blu. Sugiro ficar nesta cidade por ela ser central e ter acesso fácil para os Ferry Boats que saem para as ilhas desta Baía.
ROTEIRO:
Dia 1– Chegada em Split, Croácia. Para facilitar, reservar hotel em Split para todos estes dias (já que é alta temporada). Lá em Split alugar um carro para fazer os passeios às praias próximas (nada lá é mais distante do que 100 ou 15m km), e no próprio aeroporte existem simpáticos atendentes nos balcões de aluguel de carros. Neste dia, como é a chegada da viagem, sugiro ficar em Split mesmo. A noite, a sugestão é visitar o Castelo Dioclesiano no centro e jantar por lá (existem inúmeros restaurantes lá perto e dá para fazer tudo a pé).
Dia 2 – Ficar em Split mesmo, na praia de Bacvice. Se sobrar tempo, dar mais uma volta pela cidade (Convento Franciscano).
Dia 3 – Pegar o Ferry Boat bem cedo (fica perto do Castelo Dioclesiano) e passar o dia em Stari Grad, na ilha de Hvar. A viagem é demorada, portanto sugiro pegar a balsa bem cedo. Final de tarde em Bonj Le Bains ou Hula Hula.
Dia 4 – Pegar novamente o Ferry Boat pra Hvar, mas desta visitar Dubrovica.
Dia 5 - Ferryboat para Korkula, fazer windysurf em Peljesac Channel, perto de Viganj.
Dia 6 – Novamente Ferryboat para Korkula, desta vez seguir para a praia de Slatina.
Dia 7 – Ferryboat para Vis, conhecer a Green Cave e outras belezas locais. Lá é possível mergulhar.
Dia 8 – Dia livre para descobrir um passeio legal ou voltar para mais um dia de praia em Vis (que parece ter muitas belezas).
Dia 9 – Ficar em Split mesmo e mais tarde pegar o vôo.
Abaixo descritivos de todos os pontos que mencionei no roteiro:
SPLIT
O Palácio de Diocleciano, antiga casa de verão do imperador, é a marca da dominação romana na região. O Palácio de Diocleciano, com uma interessante fortaleza a visitar; a Catedral de Domnio, localizada dentro da própria fortaleza, que é o original mausoléu do imperador Diocleciano. Dentro estão lojinhas, cafés e bares. De dia, feirinhas com barracas que vendem as especiarias croatas, como a lavanda e o azeite ou, ainda, barracas com colares, pulseiras e tudo o que possa imaginar com pedrarias diferentes. Tudo muito barato (uma pulseira com uma turquesa custou 70 kunas, equivalente a 10 euros). A noite, o gostoso é passear pelos bares, que ficam super cheios e, por não cobrarem a entrada, dá para passar em vários deles e verificar qual te agrada mais.
A galeria do escultor Ivan Mestrovic fica a uma caminhada curta dali, assim como a popular Praia de Bacvice.
Bacvice é considerada a mais bonita, mais badalada e mais jovem praia de Split, mas “não tem nada a ver com praia... não tem areia, parece mais uma piscina com coloração fantástica. Tudo de concreto, com as cadeiras de praia. Para entrar no mar você segue por uma escadinha, tudo isso somado a um mar de cor MARAVILHOSA, água transparente e absurdamente limpa.” Tem muitos barzinhos lá perto.
Também no Templo de Júpiter, encontrará um camanario romântico que foi remodelado na época gótica com caracteres destes momentos. O claustro gótico do Convento Franciscano, no centro de Split é também um daqueles lugares que deve visitar
Split é base para conhecer as ilhas de Hvar, Vis e Brac. Em Brac, a uma hora de barco de Split, ficam Bol e a espetacular Praia de Zlatni Rata, ou "Golden Horn": é uma ponta de areia banhada, dos dois lados, pelo mar.
Fontes: http://youngtrip.blogspot.com/search/label/CRO%C3%81CIAe http://www.tripwolf.com/en/trips/location/706297
HVAR
Stari Grad, primeiro destino na ilha da Hvar. Dubrovica é a segunda parada nesta mesma ilha.
“On the sunny island of Hvar are placed some of the most beautiful beaches and bay of Croatia. 8 km eastern from Hvar is located a protected bay Dubovica with a big pebbly beach which streches along the coast. To the bay Dubovica you can get by a boat from the Hvar's harbour as well as by a car. The beach is pebbly and the sea is cristal blue and very clean. On the coast is placed a summer residence of one patrician family from the 17th century, and you can find a plenty of shade under a thich crown of pine trees.
A beautiful offshore offers an unbelievable moments to all diving lovers. The beach in a bay Dubovica is an ideal swimming spot for all those who don't like crowds. Here you are able to let yourself to enjoy in a beautiful blue sea and all summer joys.”
Bonj Le Bains
Achei esta dica num blog:
“Se tem um lugar que acho paradisíaco, são bangalôs em cima da água. Assim é o Bonj Les Bains em Hvar... o lugar tem vários bangalôs ou day beds em plataformas em cima do mar. No entanto, é caro (a diária para se alugar um desses para passar o dia todo custa 350 Euros e acompanha 1 garrafa de champanhe, maaaas, para quem está em turma para dividir, não há nada tão bonito em Hvar.” E para quem não pensa em gastar tanto assim para passar o dia, ela recomenda jantar por lá: “A comida é tão surpreendente quanto a paisagem. Foi o melhor restaurante que comemos em Hvar, pedi um filé com molho trufado FENOMENAL. Os pratos são bem servidos e o preço varia em torno de uns 30 Euros por pessoa, com garrafa de vinho - e a vista imperdível.”
Uma sugestão de semi-balada que pode ser feita com as crianças (chegar cedo e ficar até pouco depois do pôr do sol).
“Em Hvar o agito começa às 5 da tarde, quando todos os jovens se dirigem ao beach club Hula Hula para ver o pôr-do-sol. O lugar vira uma super balada a céu aberto, com direito a muuuuuita música boa e gente bonita! Eu recomendo reservar uma mesa antes, assim, não se sentirá deslocado e terá um espaço para curtir bastante. A reserva de mesas normais não tem custo, mas se quiser reservar uma day bed para passar o dia todo, vale a pena chegar mais cedo, por volta de meio dia, curtir o sol e o mar dalí mesmo e almoçar (bem gostoso, tem várias opções: massa com camarões, até nachos mexicanos, a preços bem razoáveis). Para alugar uma day bed para o dia todo paga-se uma média de 5 euros. Para comer, em torno de 25 a 30 euros e, para beber, indico uns drinks para dividir (são copos bem grandes, para umas 4 pessoas com 4 canudos longos, ex.: mojito e pina colada, em média 28 euros cada um). Depois das 22 horas, quando o Hula Hula começa a esvaziar, afinal de contas, também começa a escurecer, as pessoas se dirigem aos seus hotéis para se arrumar e por volta de uma hora da manhã”
KORKULA
Deu prá ver que tem Windysurf. Pelo que entendi, o local é o Peljesac Channel.
Korkula é uma das ilhas com mais vegetação da Dalmácia, na Costa do Mar Adriático croata. É uma ilha com muito encanto, com águas cristalinas – de rochas - ideais para o mergulho. É um dos destinos escolhidos pelas pessoas que desejam tranquilidade durante as férias. o/
"Korcula has a lot of small and secluded beaches all over the island, but the ‘best’ or, let’s say most popular ones, are sandy beach Vela Przina in Lumbarda and pebble beach Pupnatska Luka.
"VIGANJ, a village and small harbour to the west of the southern coast of the Peljesac Peninsula, 7 km west of Orebic, accross the water from Korcula Old Town. Today Viganj is becoming an interesting tourist resort with a crystal-clear sea and sunny beaches. This area is very well known as one of the most popular windsurfing centre in Europe.
"UVALA SLATINA - "The bay of Slatina is located in the western part of the island of Korcula, close to Blato. It can be reached by car along the island road to Vela Luka and from Blato on following the local road to Slatina (25 miles from Korcula). A perfect place to enjoy the crystal clear blue water, away from crowd."
Fontes:
Nesta reportagem, comentam que não há muitas praias surfáveis por lá: http://revistatrip.uol.com.br/revista/188/reportagens/surfando-no-gelo.html
VIS
Vi que o Luciano Huck e a Angélica viajaram por estas bandas – há, há, há!!! Mas pelas fotos, é mesmo um paraíso! A segunda foto é de uma tal de Green Cave (Green cave, Ravnik, Island Vis, Croatia)... Sensacional!
"Island Vis, the beauty of limpid waters and protected submarine world rich with sunken ships and magic marine images that has been hidden for years. Sail out with us to nameless bays, to Biševo, to the Blue Cave, the gam of the Adriatic, famous for its unique iridescent reflection of shades of blue and silver that delight the visitors."
MLJET
Li sobr este lugar, mas acho que vai ficar muito distante de Split, melhor deixarmos para uma outra oportunidade. Fica perto de Dubrovnik, mesmo assim, é de difícil acesso. Tem um Parque nacional muito bonito.
Por fim, indicações sobre os Ferry Boats:
Quanto ao ferry, tem alguns sites que falam sobre os horários e locais de saída:
Não dá para reservar antes, e tem que pagar em dinheiro.
Assinar:
Postagens (Atom)