Dublin, na Irlanda

O ano da minha visita a Dublin foi 2001. Já faz tempo. Mas me lembro bem da viagem. Sonhava há tempos em conhecer a famosa capital tão aclamada por Bono Vox e como estava na Europa com uma amiga, em Londres, decidimos passar um final de semana por lá. 

Depois de sofrermos para encontrar um lugar para dormir (estava tendo a final do campeonato de Rugbi, Irlanda versus França, quase um feriado nacional!). Fomos de trem de Londres até uma cidade chamada “Holyhead” (a viagem foi bem cansativa, tivemos que fazer uma "baldeação" em Birmingham de madrugada - o que só não achamos pior, porque se tratava da cidade onde surgiu o Black Sabbath). Na estação final, pegamos a balsa (Ferryboat) para atravessar o mar para Dublin. Lá na estação final, pegamos um ônibus para o nosso Bed And Breakfast, na casa de uma senhorinha muito fofa, que preparava um delicioso café da manhã com geleia caseira.

Bed And Breakfast Mrs Anne D’Alton (no ponto do trem “Sandy Cove). Bem afastado do centro, mas perto do mar (diga-se extensa faixa de areia), num bairro arborizado e com lindos parques (People’s Park, Black Rock Park e Scotman’s Bay). Achei um ótimo preço, ótima cama, e um ótimo café da manhã. O bairro também era bem bacana.

Como ficamos somente 1 final de semana por lá, fiz um City Tour naqueles ônibus de 2 andares e abertos e paramos em alguns pontos legais para visitar a cidade:
- Dublin Castle (Castelo que achei meio sem graça, porque depois de ter visitado os de Londres e Escócia, este aqui pareceu bem simples);
- Cervejaria Guiness(que não tinha visita neste dia, mas vale a pena conhecer);
- O’Connel’s Bridge.

Caminhamos pela O’Conner’s Street cheia de monumentos e belíssima arquitetura, e também visitamos o Trinity College, National Museum e National Gallery. Não guardei nada de muito especial destes lugares, mas foram passeios legais, pelo menos nós gostamos na época.

Além de irmos até um pub tomar uma Guiness como um verdadeiro irlandês, fomos passear na Temple Bar (uma rua cheia de lojinhas descoladas). A loja mais legal que achamos por lá era a The Source. Não sei se a loja ainda existe, mas a rua certamente é muito bacana, vale a visita. 

Como recordação, sugiro comprar CDs de música Celta. Me arrependi de não ter trazido alguns, pois por mais que se procure, por aqui não há tanta opção bacana e animada para me lembrar esta deliciosa viagem. 

Quem está viajando pelo mundo e inspirando as minhas viagens

Já falei aqui sobre o meu grande sonho: dar a Volta ao Mundo em alguns posts. Enquanto ele não chega eu acompanho algumas pessoas que já tiveram esta experiência ou que estão vivenciando no momento. Compartilho aqui as histórias que mais me inspiram. 

O casal Rachel e Leo Spencer do site Viajo Logo Existo está neste momento na estrada com seu 4x4 Land Rover (O Coiote) cruzando a América do Sul. Saíram de São Paulo e desceram a estrada até o Sul do país, onde entraram no Uruguai e começaram a subir rumo à América do Norte. Já somam 151 dias de viagem e 6 países percorridos, e mais de 27 mil km rodados. Neste exato momento estão curtindo o Equador, mais precisamente em Quito. Além de acompanhar a aventura e curtir as fotos, o casal compartilha no site deles as estatísticas e dicas para quem quer seguir o mesmo caminho (ou tem curiosidade), e ainda postam as delícias culinárias que provam pelo caminho no VLE Gourmet

O Hypeness é um site que eu acompanho bastante e onde - na área de Viagem - posso conhecer incríveis histórias como a do francês que viaja de carona pelo mundo e já conheceu - desta forma - mais de 70 países; o casal que viajou com os 4 filhos bebês pelo mundo e - pasmem - de bicicleta; e a Rede Mundial de Oportunidades em Fazendas Orgânicas (WWOOF) onde é possível trabalhar e se hospedar de graça em mais de 50 países - além de ser super sustentável. Admiráveis e inspiradoras. 

Ainda tenho dúvidas se a viagem tem que ser toda feita de uma só vez, em 6 meses, 1 ano, 2 anos, ou se eu posso fragmentar minhas viagens, como tenho feito, e cada ano visitar 1 ou 2 lugares no Brasil e no mundo com a minha família à tiracolo. Simpatizo com a segunda opção, pois assim não precisamos abrir mão da nossa vida, nossa casa, nossos amigos e familiares, nossos empregos. O passaporte está aberto, e a cada ano acumula novos carimbos. 

Enquanto não decido, para fechar, um post muito prático com um passo a passo para dar a volta ao mundo, escrita por Rafael Sette do papo de Homem, um jornalista que diz que "(...) não, não sou rico. Sou jornalista." e portanto qualquer um de nós com um pouco de planejamento e coragem consegue vencer a inércia e se aventurar mundo a fora. 

África dos meus sonhos - Lago Natron, Tanzânia

Eu sempre sonhei e fazer um safári pela África, descobrir povoados, viajar de navio pelo Nilo, engedrar por algumas florestas, fotografar. Aliás, meu sonho é passar um carnaval por lá, já que não gosto muito da grande festa nacional. Sempre tive um gosto exótico: sonhei em esquecer que o carnaval brasileiro existia por um ano enquanto me perdia pelo paraíso deste continente.

Uma vez um amigo viajou para a Tanzânia, onde fez um safári daqueles mais incríveis (e olha que segundo ele o safári que ele fez estava longe de ser o mais caro ou sofisticado). As fotos eram de fazer cair lágrimas dos olhos. Uma coisa incrível mesmo de se ver. Era possível se hospedar num hotel em meio à savana africana, com uma vista que parecia saída do filme do Rei Leão.

Além dos safáris, a Tanzânia tem um misterioso lago que petrifica os animais que entram em suas águas. Não é bem uma espécie de medusa, mas por conta das altas temperaturas e a alta alcalinidade do lago, os animais que têm muito contato com a água acabam ressecados e petrificados. Trata-se do lago Natron, que em algumas fotos tem cor rosa por conta das especies que ali habitam (cianobactérias).

Veja que interessante: http://pt.wikipedia.org/wiki/Lago_Natron

Um fotógrafo registrou os animais petrificados neste lado, em um ensaio bastante perturbador.



Para matar a curiosidade sobre o lago Natron e conhecer mais sobre o ensaio de fotos feitos por lá, acesse:
http://www.hypeness.com.br/2013/10/qualquer-animal-que-toca-este-lago-mortifero-se-transforma-em-pedra/?utm_source=feedburner&utm_medium=email&utm_campaign=Feed%3A+com%2FtQbo+%28Hypeness%29

Para saber mais sobre a Tanzânia: http://www.tanzaniatouristboard.com/

Eu já coloquei a Tanzânia na minha "To do list" de viagens. E este lago, também.

A incrível mala para viajar

Sabe aquela cena constrangedora no aeroporto, quando você tem que abrir sua mochila para passar pela segurança? Parece que tudo o que estava lá dentro misteriosamente saiu do lugar e você não encontra mais nada.

Pensando nesta e em outras situações do mesmo tipo dois neo-zelandeses inventaram uma mochila pensada para quem viaja muito e resolvendo vários probleminhas pequenos, mas que viram grandes depois de tanta coisa que acontece no caminho.

A Minaal Pro Travel Bag tem espaço para o Laptop, o celular, sem marcas berrante (o logo deles é discreto e em baixo relevo), zípers e compartimentos que facilitam o acesso. E ainda vira uma elegante mala de mão para que você possa ir, sem vergonha, a uma reunião importante. 



Ainda está em desenvolvimento e arrecadando fundos num site de crowdfunding, mas logo mais estará no mercado.

Confira aqui a matéria do Hypeness que tem um vídeo divertido onde a dupla de viajantes explica a mochila:
http://www.hypeness.com.br/2013/09/dois-amigos-largam-empregos-para-criar-a-reinvencao-da-mochila-para-viagem/?utm_source=feedburner&utm_medium=email&utm_campaign=Feed%3A+com%2FtQbo+%28Hypeness%29

Site da Minaal Pro Travel Bag: http://www.minaal.com

Pela cidade de táxi

Adoro quando tenho algum compromisso de trabalho no horário comercial e posso sair de táxi pela cidade. Parece que estou em outra cidade, uma cidade com muito mais vida e criatividade.

Eu sempre percorro a cidade de carro, dirigindo, procurando pela melhor rota pra deixar os filhos na escola e chegar logo no trabalho ou em casa. Só dá tempo de pensar no transito louco e focar no caminho. No máximo ir fazendo uma "to do list" mental pra "adiantar" meus afazeres e mesentir ganhando tempo. #soquenao

Quando saio de táxi eu posso ver a dinamica real da cidade. As pessoas, a arquitetura que está sempre em transformação, o comércio, o pouco verde que insiste em desabrochar. Gosto mesmo.

Dá vontade de fotografar e marcar cada canto que desperta meu interesse. E voltar com tempo pra curtir tudo isso. Infelizmente nunca volto.

Quem sabe um dia eu arrume tempo pra curtir a cidade como turista. Com aquele olhar atento e ávido por novidades, descobertas e experiências. Por enquanto só me resta a pressa de chegar e partir. Aliás, cheguei.

Turismo Sustentável

Hoje em dia tudo "tem" que ter uma pegada sustentável. Não porque seja uma mera obrigação, mas sim porque as pessoas já tomaram consciência das consequências de seus atos.

A pegada sustentável há algum tempo já convive com o turismo. Seja para compensar a pegada deixada pelo vôo até o destino, para valorizar a mão de obra e até produtos locais, evitando trocar a toalha todos os dias no hotel, não interferindo em trilhas etc.

Agora alguns querem mais: viajar sem gastar muito, vi er como um "local" e ainda contribuir com alguma comunidade. No caso apresentado no Hypeness você pode se inscrever num grupo, escolher uma fazenda-destino e viajar para lá, onde será encarregado de fazer alguma coisa. Bem interessante.

Link: http://www.hypeness.com.br/2013/09/site-oferece-hospedagem-em-fazendas-organicas-ao-redor-do-mundo/

Mas a tendência de ser sustentável ou de viver como um lical não precisa ir tão longe. O sucesso do AirBnb, site de aluguel de casas e apartamentos locais, pode ser atribuído também ao benefício de se sentir um pouco morador local em alguma cidade e aproveitar para experimentar um novo olhar. Além, claro, de encontrar verdadeiros achados como castelos e casas cinematográficas. Já pensou em ir a Londres ou Paris num apartamento local? Eu adoro a ideia.

Link: https://m.airbnb.com.br/listings/1275446

Não importa como as pessoas escolham fazer suas viagens, o importante é viver experiências incríveis e cuidar para deixar somente boas impressões e levar boas recordações!

Roteiro em SP leva turistas a 6 doceiras deliciosas!

Empresa leva grupos de até 15 pessoas para tour por docerias finas de São Paulo. Ao todo, o roteiro passa por 6 docerias, que incluem 2 de minhas favoritas: Maria Brigadeiro e Chocolat Du Jour, cujas especialidades dão nome às lojas. É pra dar adeus à dieta. 

Cada pessoa paga R$ 44 para fazer o roteiro entre a rua Capote Valente e a Alameda Tietê (num raio de 2,2 quilômetros), em cerca de 3 horas.  

Deu água na boca? Aqui estão as informações que você precisa para se programar para o passeio:
Data: todas as sextas e sábados
Horário do tour: 14h00
(Chegar ao Ponto de Encontro 15 minutos antes do horário marcado)
Duração do tour: aproximadamente 3 horas
Total de locais visitados: 6 docerias
Valor: R$40,00 + taxa de conveniência do site ingresse.com. Os ingressos poderão ser adquiridos no dia do evento NO LOCAL DO TOUR SOMENTE SE houver vagas. Os valores podem sofrer alteração, para saber o valor mais atualizado, acesso o link abaixo.
Número de vagas: 15
Fonte: http://www.savorsaopaulo.com.br/#!sweet/c1vxf


Saiba mais no link:
http://pme.estadao.com.br/noticias/noticias,empresa-leva-turista-para-tour-em-docerias-finas-de-sao-paulo,3253,0.htm


Ilhas secretas para passaras férias

Algas vezes queremos agito, outras um pouco de paz e silêncio. O importante é sempre recarregar a bateria durante as férias. 

Eu tendo a gostar de silêncio e paz. Preferencialmente em meio a sol e natureza. Se for praia e mergulho, então, perfeito! 

Neste post dos sonhos o link para uma matéria com ilhas quase desertas para curtir a paz: 

Há alguns anos uma amiga "alugou" uma ilha a preço de resort para passar um final de semana de sonho com o namorado americano. O local era em Angra dos Reis e incluía serviço de café da manhã e transporte de barco até o local. Segundo ela, foi uma das experiências mais maravilhosas que já teve. Infelizmente não tenho o contato, mas se você procurar no Google e no Airbnb é capaz de encontrar algumas boas opções.

Nada como inspiração para aguentar o inverno e já sonhar com o verão! 

Dicas de Trancoso - amigos do Face

O Facebook tem se mostrado uma ótima ferramenta para enquetes. A gente posta uma pergunta e deixa rolar. E os amigos vão respondendo, curtindo, a gente vai interagindo, e a discussão é boa e muito rica. 

Antes de planejar a viagem para Trancoso, pedi aos meus amigos algumas dicas. Vieram muitas e como ainda não fui até lá comprovar quais são as mais bacanas, criei este post para compartilhar todas as dicas que recebi, para servirem de inspiração. Aqui estão (ocultei os sobrenomes para dar privacidade aos meus amigos): 

Denise: "Trancoso é uma em janeiro e outra no resto do ano (...). Tem alguns clássicos (...) como o quilo "A Portinha", do lado esquerdo do quadrado, o "Capim Santo" e a padaria na entrada do quadrado... O restaurante Cacau é delicioso, e a dona, Dora, tem um papo maravilhoso. As praias tanto à direita como bem à esquerda do quadrado sao ótimas, a que fica logo embaixo é mais muvucada..." "Praia do espelho e arraial"

Lucili:  "Praia do Delegado em Arraial, vc não pode perder."

Luciane: "Caso queira almoçar comida fresquinha e barata, vá no Portinha, um kilo no quadrado, uma delícia. Outras opções no quadrado são Capim Santo e Silvana! Se puder vá até Caraíva! Muito bom!!!" "Se for para Arraial tem o Mangutti que tem um nhoque com filet delicioso! ... Em Arraial tem parque aquático..." 

Meu marido fez o mesmo no mural dele e também teve uma participação ativa dos amigos, com dicas bastante interessantes, que estamos levando e iremos testar algumas com as crianças. São elas: 

Moises: "Não esqueça de conhecer Caraíva, Espelho e Ponta do Satú"

Andre: "Restaurante Silvana no quadrado. Melhor bobó da Bahia"

Marco: "Praias Rio da Barra, Ponta de Itaquema e Arraial D'ajuda (Faça Passeios de Buggui e Paraquedas puxados por eles). Restaurantes tem vários legais mas recomendo o Portinha e o Aconchego. Barracas de Praia procura a Uxuá e Tangaré. Final de tarde e começo da noite cola no Quadrado..."

O Quadrado, Portinha, Capim Santo são unanimidades. Caraíva temos trauma de quando estivemos por lá (contei no meu post anterior), Praia do Espelho - considerada uma das mais lindas pelo Guia Quatro Rodas - já visitamos e pretendemos voltar com as crianças, mas as outras dicas também são bem interessantes, pois não havíamos programado uma ida a Arraial. Quem sabe? 

Valeu amigos! As dicas serão preciosas e com certeza vão nos ajudar a aproveitar ainda mais a estadia por lá. Depois contamos as boas surpresas. 

Próximo destino: Trancoso, Bahia

Já definimos o próximo destino da família: Trancoso na Bahia. Estivemos lá em 2003, mas as crianças farão sua estreia.

A primeira viagem foi de carro, saindo de São Paulo e parando nas praias ao longo da costa: Rio de Janeiro, Búzios, Itaúnas, Prado, Cumuruxatiba, Ponta de Corumbau, Caraívas e - finalmente - Trancoso. Uma viagem incrível e inesquecível via BR-101, a bordo de um humilde Corsa Sedan.

Encontramos a estrada em condições razoáveis (pegamos sempre de dia), lugares lindos, restaurantes incríveis, muito mar, velejo, mergulho e peixe. Cinquenta tons de azul do mar e amarelo de sol. Recomendo.

O Reveillon de Prado foi surpreendente e inesquecível. A cidade (pequena) recebe gente de toda a redondeza e monta uma festa típica, animada e muito segura. Adorei fazer parte dela. As praias do entorno eram incrivelmente lindas e desertas. Cada nova paixao, buscavamos as malas e mudávamos nosso acampamento.

Em Ponta de Corumbau acampamos no Villa Segóvia. Esta história merece um post exclusivo e fotos.

Caraívas, barulhenta por conta dos terríveis geradores e baladas madrugada a dentro (tipo "festa estranha com gente esquisita") fez com que nossa estada lá durasse menos de 24 horas e estivéssos na fila da 1a valsa pra correr dali.

Mas Trancoso... Ah, que coisa boa! Nao vou falar do óbvio, Quadrado, Curuípe e Praia do Espelho. Mas um circo de latinos de todas as nacionalidades fez a nossa alegria, tanto quanto as praias em volta - as sossegadas, claro! E os restaurantes? Um mais delicioso e surpreendente do que o outro. E muito, muito peixe!

Na volta fizemos Espírito Santo, Rio de Janeiro e uma viagem cinematográfica ao longo da Rio-Santos até Barra do Una, litoral de São Paulo, terminando no Guarujá.

Este retorno à Trancoso terá sabor de revival e novidade, já que as crianças (e a sogra) estarão juntos, além de irmos de avião via Porto Seguro. Lá alugaremos um carro e o resto é com nossa inspiração e sorte. A boa sorte que guia os viajantes.

Enquanto estou na contagem regressiva, farei posts curtos com dicas de amigos queridos. Aguardem!