Check List de Viagem

Bagagem sem stress

Viajar pode ser um tema complexo pra quem é pai e mãe. Mas nunca foi pra mim. Adoro viajar. Adoro minha família. E adoro um desafio! Acho que é uma resposta a todos que um dia me disseram: "Quero ver você viajar depois que as crianças nascerem". E lá sempre fui eu, e a família, provar que estavam errados.

Mas como não poderia deixar de ser, a aventura pode ter nuances mais fortes toda a vez que nos esquecemos de algo. Mamadeira, roupa de frio, fralda de piscina, aquele brinquedo preferido. Qualquer coisa. Vira um transtorno e tanto pra um grupo que passou pela árdua tarefa de de deslocar. Com sorte dura 1 hora, mas já chegamos a viajar por quase 24 horas até o destino final.
E mãe sempre tem mil coisas pra fazer. Tem que lembrar de tudo. E - solícita - pára o que esta fazendo no meio pra ajudar todo mundo: a encontrar aquela blusa, ou para trocar uma fralda, ou para atender o telefone. Aí, pronto! Lá se vai um item. (Onde é que eu estava mesmo?).



Pra facilitar a vida, elaborei um 'check list' que repasso toda vez que viajo. A cada mala, na ida e na volta, lá estou eu com o celular na mão, conferindo o que já foi e o que ainda falta. Afinal, a viagem pode ter aventura, mas nao é pra sofrer, é pra aproveitar.

Simples e eficaz, a lista me ajuda com o essencial, sem exagero, sem simplicidade demais. As quantidades são ponderadas conforme o destino, o tempo de estadia, o clima e as incertezas. Mas quem quiser uma ajudinha para a memória, abaixo reproduzo a lista.

Boa viagem!

MALA para viagem - Adultos - calcinha / cueca
- sutiã
- meia
- meia-calça
- pijama
- biquíne / sunga
- saída de praia
- canga
- camiseta
- blusinha dia
- blusinha noite
- saia
- vestido
- bermuda
- shorts
- calça
- blusa de frio / agasalho
- roupa de ginástica
- sandália
- chinelo
- tênis
- boné
- Óculos de Sol
- brincos, anéis e pulseiras
- bolsa de praia
- protetor solar
- protetor labial
- protetor de cabelo
- elástico de cabelo
- piranha de cabelo
- loção pós sol ou hidratante
- hidratante para o rosto
- maquiagem
- shampoo e condicionador
- leave-in e silicone (serum)
- pente e escova
- aparelho de depilação
- escova de dente
- pasta de dente
- fio dental
- barbeador
- creme de barbear
- remédios
- pinça
- presentes
- toalha de banho
- toalha de praia
- roupa de cama
- travesseiro
- carregador de celular
- DVD portátil
- carregador DVD Player
- DVDs das crianças
- equipamto mergulho: roupa, máscara, snorkel, nadadeira, sapatinho, luvas, livro de peixes, log book e carteirinha da PADI
- guias de viagem
- passagens aéreas
- cartões de crédito
- travellers checks
- dinheiro
- reservas: hotel, traslados e passeios
- documentos: RG, Passaporte, carteira de motorista, certidão de nascimento, comprovante de endereço, comprovante de emprego


MALA para viagem - Crianças- mamadeiras
- leite integral e Aptamil
- papinhas
- frutas
- colherinha
- chupeta
- paninho
- lenços umedecidos
- pomada contra assaduras
- fraldas do dia: 6 / dia
- fraldas de noite: 1 / dia
- fraldas de piscina: 1 ou 2 / dia
- cueca e calcinha
- remédios
- termômetro
- cotonetes
- salva-vidas / boinha
- brinquedinhos
- baldinho
- piscininha (serve como banheira inflavel)
- protetor solar 35 e 60
- hidratante
- papete e sandalia
- chinelo ou crocs
- tênis
- meia
- roupas verão:
- regata
- camiseta
- camiseta para piscina
- bermuda
- sunguinha / biquíne
- boné
- roupas frio:
- calça comprida
- blusa
- agasalho
- casaco
- blusa de lã
- gorrinho
- cachecol
- pijama
- escova de dente
- creme dental sem fluor
- shampoo
- condicionador
- sabonete
- pente de cabelo
- cortador de unhas
- toalha de banho
- roupa de cama
- travesseiro
- cobertor


VEJA TAMBÉM: Checklist de praia para você se preparar para "a saga" de ir à praia com as crianças sem esquecer nada, nem sofrer. 

Turista da minha própria cidade

Não basta viajar, é preciso aproveitar. Se não é possível sair da cidade, o jeito é desfrutar o que São Paulo tem de melhor a oferecer: as atrações, inúmeras delas. Os parques, os passeios, as lojas de rua, os restaurantes, os cinemas (cedo). A lista é extensa.

Assim, vou fazer uma série de posts tentando sugerir alguns bons passeios para se fazer quando não é possível sair da cidade. Como de costume, as crianças - um bebê e um moleque de quase 4 anos - estão sempre junto com a gente.

Inauguro aqui falando sobre a boa e velha Mooca. Mais do que um bairro, é como o Vaticano para Roma. A Mooca é quase um país dentro de São Paulo, com time, cultura, vida e hino próprios. Tenho laços muito fortes com a Mooca e não canso de me encantar com tudo o que o bairro oferece. É uma delícia passar o dia por lá.

Não vou cair no comum, a tal visita ao museu do imigrante. O roteiro que fez muito sucesso com nossos amigos foi gastronômico. Sim, pegamos eles pelo estômago. Mas foi um delicioso golpe! Muito bem dado lá na Rua Juventus.

Começamos com um encontro no Empório Santa Gertrudes http://emporiosantagertrudes.com.br/empo/ onde tomamos uma deliciosa cerveja gelada enquanto comprávamos quitutes e jogávamos conversa fora com o meu tio, o Carlinhos. Nossos amigos simplesmente não queriam ir embora.

Atravessando a rua, fomos a uma das cantinas mais saborosas que já visitei. Ela fica na esquina e - claro - não me recordo o nome. As massas são caseiras, os molhos no ponto e o chopp, delicioso.

A sobremesa e o café foram degustados numa mesinha da padaria Nova Veredas http://www.novaveredas.com.br/ , ainda na Rua Juventus. Lá a tentação é muito forte, e não conseguimos sair de lá sem levar algumas tortas para congelar em casa e comer durante a semana. Simplesmente irresistível.

O passeio terminou por aí, mas ainda assim haviam mais outras tantas opções na Rua Juventus para continuar a degustação dos sabores da Mooca: Trilha da Costela, Empório 167 (http://www.emporio167pizzabar.com.br/ ), Cave Gastronomia e Bar (http://www.cavebar.com.br/cave_shows.html ), além de outros tantos endereços tradicionais como padaria Monte Líbano, Esfiharia Juventus, doceira Di Cunto (http://www.dicunto.com.br/newsite/ ), pizzaria O Glutão e pizzaria São Pedro São Paulo (http://www.pizzariasaopedro.com.br/onde-estamos.html ).

Só nos resta marcar uma nova data para o que chamamos de Mooca's Day, e guardar um bom espaço para tanta coisa boa.

Ah, nossos amigos foram ao delírio com o sotaque típico de lá, enquanto puxávamos um papo delicioso com maitres e balconistas. Ciao belo!

FERNANDO DE NORONHA - preparando as malas

Amanhã é o grande dia

Finalmente é chegado o momento de embarcarmos rumo ao paraíso. Se eu já não me aguento de tanto esperar, imagine o filhote...

A preparação tem acontecido nesta última semana (até porque com criança é assim: se você conta muito antes, eles querem ir naquele instante, e haja choradeira!). Primeiro fomos "passear" no aeroporto para emitir a passagem da neném. Tivemos que ir até lá, um incômodo grande, mas o esforço valeu a pena. Explicamos para o filhote, que tem 3 anos, que estávamos comprando a passagem e que iríamos viajar na semana seguinte. Claro que ele queria pegar um vôo imediatamente, mas prometemos que antes teríamos que nos preparar... e aí é que os preparativos ficaram realmente bons.

Resgatamos o nosso álbum de 2007, quando ele ainda era bebê, e mostramos a viagem toda para ele. Ficou encantado com Noronha e entendeu direitinho. Depois, mostramos a ilha num mapa e ele entendeu o que é uma ilha, e o motivo de irmos de avião. Já sabe que vamos para Noronha, que lá é uma ilha e que precisamos de avião para chegar lá.

O passo seguinte foi explorar um livro com espécies marinhas do Brasil, que temos em casa, e um guia com as principais espécies de Fernando de Noronha. Foi amor à primeira vista. Ele se empolgou mais ainda - como se fosse possível.

Por fim, compramos um kit de mergulho para o pequeno, e ele não aguentou. Estrear na piscina de lona, em casa mesmo.

Nada como transformar os preparativos num momento de agradável aprendizado junto com os filhotes. Agora estou ainda mais ansiosa, nos preparativos de fato - das malas - e contando as horas para o tão esperado retorno chegar. Acho que sem dúvidas será uma nova viagem.

Com a bebê as coisas ficam mais complicadas. Mas vou aproveitar a viagem para tentar conseguir dicas atualizadas da ilha, para compartilhar com todos aqueles que admiram nossa coragem de viajar em família para lá, ou para quem quer uma aventura controlada. Em nossa última viagem a ilha já tinha diversos supermercados com mercadorias as mais variadas, e sofisticadas, e isso incluía lenços umedecidos, fraldas e papinhas de marcas conhecidas. Mas nos próximos post eu atualizo e incluo dicas.

Alguns itens interessantes para colocar na mala:
- cadeira desmontável da NAUTIKA (ela, dobrada, fique bem pequena) = quebra-galho na hora de amamentar;
- canguru para bebês, comprado na Alemanha mas com vários modelos disponíveis no Brasil = excelente para carregar pois dá sustentação na nossa coluna e ainda libera nossas mãos nas trilhas;
- super canga, comprada em Londres = dá para a família toda deitar-se nesta imensa canga de Bali, ou ainda fazer sombrinhas com a ajuda de alguns pauzinhos catados pelas praias (ou preso num guarda-sol, bem no estilo MacGiver);
- bolsa-canga-isolante térmica, comprada na Alemanha = impede a areia de umedecer a canga, ou o sol escaldante na areia, de nos queimar, além de ser prática para carregar;
- sacolinha porta câmera digital para mergulhos até 8 metros, comprada na DECATHLON, para fazer registros embaixo d'água, no mergulho de snorkel;
- DVD portátil com tela e um case cheio de filminhos infantis = para distrair o filhote durante o vôo e também enquanto descansamos na pousada depois do almoço ou antes do jantar.

Boa viagem!

FERNANDO DE NORONHA - preparando nova viagem em família


Quantas vezes precisamos ir até o paraíso antes de nos cansarmos dele? Ainda não consegui chegar a uma conclusão. Quando se trata de viajar, visitar, explorar, acho que não há uma medida de quantidade. Talvez, de qualidade. Já fui repetidas vezes para muitos dos lugares que eu conheci, e a cada viagem eu encontro um lugar diferente. Acho que a viagem tem mais a ver com o subjetivo do que com o lugar e suas atrações propriamente ditas. Cada viagem, um olhar, uma sensação.

Estamos nos preparando para uma nova viagem para Fernando de Noronha. Será a minha terceira viagem para lá. A beleza, claro, é sempre a mesma, mas a estada tem suas nuances.

Em 2001 foi minha primeira viagem, com amigos e numa época em que bastava um biquíne e uma cama para tudo ser maravilhoso. Viagem low price: passagens as mais baratas possíveis (fui de BRA), estadia em casa de pescador, tudo feito de maneira independente, nada de carro, nosso transporte eram nossos próprios pés e algumas caronas. Nosso rádio, o violão. Nosso destino, onde quer que aguentássemos chegar. Roteiro? Nem pensar. Apaixonante.

Retornei em 2007 com o filhote de 4 meses e o marido. Viagem de família, com milhas, mas com reserva em hotel e transporte durante toda a estada. Nada de trilhas longas com o bebê, horários mais alternativos para fugir do sol escaldante, muita bagagem. Mas descobrimos um lugar tão lindo quanto antes e bastante amigável para famílias. Juramos voltar novamente.

Agora nos preparamos para mais uma viagem para Noronha (já temos muita intimidade com a ilha). Família maior ainda: além do filhote de 3 anos, um bebê de 3 meses. (Quase) Tudo acertado previamente (passagem, pousada, traslado), mas sempre sem roteiro.  Tenho certeza de que encontrarei um novo destino. Em breve, posto aqui nossa aventura. Espero encontrar as mesmas deslumbrantes paisagens. Espero querer voltar mais e mais vezes.

SCHLOSS DANKERN


Quase na fronteira da Alemanha com a Holanda, este parque parecia prometer coisas demais. Mesmo assim, resolvemos tirar a prova. O dia de sol nos incentivou a seguir adiante e valeu (muito) a pena.

O que pensar de um lugar que além de "aluguel de chalés para famílias", ainda oferece: parque infantil indoor, castelinho infantil, passeio de pônei e cavalo, lago com águas cristalinas em uma extensa orla de praia artificial, piscinas com tobogãs e muito mais? Tudo isso por apenas 9 euros por pessoa (sem o aluguel dos chalés).


Logo na entrada está o Spielland Indoor-Erlebniswelt, uma área indoor com um castelinho cheio de túneis, pista de patinação no gelo, carrinhos bate-bate e uma pista de boliche (esta última não inclusa no preço). Se não fosse pela diversidade de outras opções e pelo sol que fazia no dia da visita, daria para passar o dia nesta área com as crianças. Mas tantas atrações nos levaram adiante.


Em seguida (ao lado com acesso interno e pela área externa) há outra área coberta e fechada repleta de atrações como pula-pula, tobogãs, gira-giras, carrinhos, e muitas outras atrações mecânicas, para a garotada gastar energia.


Quando a criançada cansar, uma lanchonete nesta área e uma pequena área com mesas e bancos são bons motivos para fazer uma rápida pausa para um lanche ou um refrigerante. Mas a diversão não termina nestes dois galpões. Logo ao lado surge uma imensa área com diversos pôneis e cavalos para a criançada andar até enjoar. Todos eles muito dóceis e bem cuidados. Basta pegar um deles, montar e se divertir. Sem regras, sem filas e sem monitores, tudo funcionando muito bem e com muita harmonia.


Pode parecer difícil tirar a criançada destas atrações, mas quando você conseguir, andando um pouco mais adiante, há uma grande praça de alimentação (coberta e cheia de mesas / cadeiras) com várias opções para se alimentar. Tem até um frango assado que em muito lembra nosso famoso "frango de televisão de cachorro" dos domingos. Claro que não podem faltar as pommes mit maio e uma gelada cervejinha.

Logo ao lado há a área de piscinas com tobogãs e algumas espreguiçadeiras. Próximo delas existem alguns vestiários para colocar os trajes de banho.



Ainda ao lado das piscinas há um grande tobogã seco e um imenso castelo que mais lembra um pequeno burgo medieval com chão de areia, muitos sobes e desces e escorregadores para a criançada. Lindo e muito divertido.


Continuamos nossa caminhada para explorar tudo o que fosse possível deste mundo de diversão e nos deparamos com duas grandes áreas ao ar livre e arborizadas cheias de brinquedos tradicionais de parquinhos, como balanças, escorregadores, gira-gira e outros tantos.



Até aqui achávamos que havíamos explorado tudo. Seguimos algumas indicações do mapa que nos deram na entrada do parque e qual não foi nossa surpresa quando chegamos ao paraíso. Parece um pouco de exagero, mas com o calor que fazia, chegamos a uma "praia" imensa, com uma enorme faixa de areia repleta de banhistas e um rio de águas cristalinas. Numa das extremidades praticantes de esqui aquático e wakeboard faziam a festa. Outra opção é o aluguel de barcos e pedalinhos para dar uma volta pela região. Algumas casinhas com lanches e bebidas, além de banheiros, completavam a nossa visão do paraíso.


O dia pareceu pequeno demais para tanta diversão. A sensação que tivemos é de que poderíamos passar uma semana no Schloss Dankern que teríamos diversão suficiente para cada um dos dias, sem ficarmos entediados.

Agora, se tudo isso ainda não tiver sido suficiente para você, ou você quiser ainda mais atrações (em outros dias), é possível adquirir - separadamente - o ticket de acesso ao arborismo, jogar boliche, andar de kart ou entrar no parque aquático indoor.


Tudo isso numa imensa área verde, organizada e bem sinalizada, que conta ainda com chalés decorados para hospedagem.

De longe foi a maior, mais completa e melhor atração que visitamos em nossa estada na Alemanha.

SCHOLSS DANKERN
ENDEREÇO:
Ferienzentrum Schloss Dankern
49733 Haren/Ems
Telefone: (00 xx 59 32) 7 22 30
http://www.schloss-dankern.de/

HORÁRIO:
Aberto diariamente de 20/03 a 24/10/2010 das 10:00 às 18:00 horas

PREÇOS:
Crianças: 8,00 €
Adultos: 9,00 €
Terceira idade: 8,00 €
Consulte o site para outros preços

O melhor de Atibaia e redondezas - Zoopark Itatiba

Zoopark Itatiba

Depois de passar muitos feriados e finais de semana em Atibaia, com as crianças, decidimos fazer um passeio diferente. Já havíamos visto na rodovia D. Pedro I algumas placas anunciando o local, mas foi num feriado de Páscoa nublado que decidimos ir até lá e tirar a prova. Apaixonados por passeios e aventuras, lá fomos nós conhecero o Zoopark Itatiba.

Após deixarmos o carro no estacionamento, entramos pela trilha que guia o passeio passando por todas as espécies do local. A primeira surpresa foi ver macacos livres nas árvores próximas à trilha, antes mesmo de chegarmos às primeiras gaiolas, aliás, nossa segunda surpresa. Um portão de acesso nos coloca dentro da gaiola das aves, permitindo que vejamos literalmente de dentro do viveiro, bem próximos delas.


A sequência de animais vistos ao longo da trilha nos revelou lindos ambientes recriando os habitas dos animais, que pareciam estar muito próximos e muito bem adaptados ao local. Muitas aves livres sobrevoaram a trilha e os espaços dos animais, dando um colorido especial e fazendo uma trilha sonora perfeita para o passeio.


Tartarugas, araras, macacos, lobos, capivaras, jacarés, girafas, iguanas e uma infinidade de espécies, incluindo ninhos de aves. Em diversos momentos da trilha haviam bancos para observar os animais debaixo de sombras das árvores.


Chamando a nossa atenção, um grande lago com uma área descampada abriga um grupo de imponentes rinocerontes dividindo o grande espaço com elegantes avestruzes. Difícil é resistir a fazer uma pausa por lá e ficar observando a movimentação.


Em determinado ponto da trilha, dois simpáticos monitores ao lado de um tanque com água nos mostram tartarugas e filhotes de jacaré, sendo possível tocá-los e conhecer um pouco mais sobre as espécies. Em uma das brincadeiras, você coloca a mão em um buraco e tem que adivinhar que tipo de animal está tocando. Para nossa surpresa, havia um balde de larvas. Nojento, mas muito divertido!


Um deque com lanchonete e banheiros nos recebe confortavelmente para admirar a paisagem onde hipopótamos se refrescam na água com seus filhotes e os elefantes brincam com a terra. É incrível o fascínio e o poder que observar estas espécies num ambiente que simula seu habitat natural tem sobre nós. Ficamos enfeitiçados.

Em outra área fechada estão os répteis. Sob a orientação de monitores, é possível segurar uma cobra na mão e conhecer de perto uma grande iguana. No mínimo curioso.

Mais adiante (sim, a trilha é longa, tem cerca de 4km e é cheia de subidas e descidas, com difícil acesso para carrinhos de bebês ou cadeirantes), um enorme viveiro com espécies de aves coliridíssimas e plantas. Um colírio para os olhos e mais música para os ouvidos.


No fim do passeio há um parquinho para a criançada gastar o pouco de energia que ainda resta, um restaurante e uma loja onde é possível comprar uma grande variedade de souvenires.

Os donos, suíços, conseguiram criar um verdadeiro paraíso em pleno interior paulista. Bem que achamos que estávamos de volta às terras germânicas visitando uma de suas belíssimas atrações.

Apesar de estarmos hospedados em Atibaia, o parque fica em Itatiba, bem próximo à Rodovia D. Pedro I. Não gastamos mais do que 30 minutos no trajeto.


ENDEREÇO:
Rodovia Dom Pedro I (SP 065), na altura do km 95,5, no município de Itatiba - SP. A entrada pelo posto de gasolina Morro Azul - Shell.
Telefones: (11) 3323-6214 / 3323-6215 / 3323-6216 / 4495-8299 / 4495-8311
http://zooparque.com.br/

HORÁRIO:
Aberto diariamente das 9:00 às 17:00 horas

PREÇOS:
Crianças de 3 a 12 anos: R$ 12,00
Adultos: R$ 24,00
Terceira idade e estudantes: R$ 12,00

IDASEE - Wakeboard

Aqui está um passeio bem eclético: um lago de lazer para toda a família. O lago em si e sua praia de areia já seriam uma atração, mas além disso há restaurante, parquinho para crianças e uma estrutura completa para a prática de esqui aquático e wakeboard.



Ao invés de poluentes e barulhentas lanchas, um inusitado sistema de cabos e guindastes puxam os praticantes por todo o lago dando uma volta completa. Lá é possível alugar o equipamento (roupa, colete, prancha) e paga-se uma taxa por hora de utilização do equipamento.


Depois dos primeiros tombos, aprende-se a manejar o equipamento e aí a diversão começa prá valer. Em nossa visita, até crianças de 5 anos estavam participando e fazendo manobras incríveis.


Saltos nas plataformas são permitidos somente aos que já têm prática no esporte e equipamento próprio.


BLUE BAY WASSERSKI - IDASEE
Idafehn-Nord 77a
26842 Ostrhauderfehn
http://www.blue-bay.de/

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO:

PREÇOS:
Entre 39 e 49 euros por 1 hora, incluindo o aluguel do equipamento completo, conforme o dia da semana. Existem pacotes para quem quiser aulas ou pretender frequentar mais vezes o local.

TOLLIWOOD - Oldenburg


O que fazer com a criançada num dia chuvoso estando num país que não tem a nossa cultura de shopping centers? Conversando com uma moradora local, a proposta de ir a um parquinho indoor pareceu bem atraente.

Realmente o local foi feito para os pequenos (crianças até 6 anos), mas os adultos podem descansar numa área com lanchonete, café e mesas apropriadas enquanto as crianças gastam toda a energia possível.

Entre as "atrações" estão piscina de bolinhas, pula-pula gigante com parede de escalada e escorregador, aqueles labirintos emborachados cheios de "sobe-e-desce", carrinhos movidos à fichas e outras atrações menores. Diversão na certa para a criançada, mas somente para eles.



TOLLIWOOD OLDENBURG
ENDEREÇO:
Ammergaustraße 23
26123 Oldenburg (Oldenburg), Germany
0441 38019-81
http://www.tolliwood.de/

HORÁRIOS:
Aberto 364 dias no ano
Das 10:00 às 19:00 horas

PREÇOS:
Crianças de 1 a 2 anos: 3,00 €
Crianças acima de 3 anos: 6,50 €
Consulte o site para outros preços

Lago de Bad Zwischenahn



Uma cidadezinha no interior da Alemanha onde muitos escolhem como local de aposentadoria ou centro de recuperação para problemas ortopédicos pode não soar como o mais empolgante passeio, mas a cidade parece ter ignorado sua vocação inicial para se tornar bastante acolhedora para todas as idades.

Num cenário que mais parece saído de um filme, o lago de Bad Zwischenahn tem atrações as mais variadas em seu entorno verde, acessível, florido e cheio de pássaros: caminhada, pista para bicicletas, parquinhos, quiosques e passeios de barco. Se tiver migalhas de pão, patos e outras aves chegam bem próximos para pegar um pedaço.

O nosso desafio do dia foi encarar a chuva e alugar um barco-pedalinho para dar uma volta no lago. Os barcos acomodam até 4 pessoas (os dois "sortudos" que se sentam na frente têm o prazer de dirigir e pedalar para realizar o passeio) e ainda uma capa protetora para os dias chuvosos como este. Um passeio bucólico e diferente.


Se a ideia de pedalar não te atraiu, é possível contratar um passeio de barco motorizado em alguns pontos do lago e dar uma volta ainda maior, sem fazer muito esforço.


Para quem quiser, também é possível praticar windysurf no lago. Infelizmente não conseguimos boas condições de tempo para testar esta opção.

Lojinhas próximas ao lago complementam o passeio. Há estacionamento pago no local.

LAGO DE BAD ZWISCHENAHN
ENDEREÇO:
Cidade de Bad Zwischenahn (próxima a Oldenburg e Bremen).
http://www.bad-zwischenahn.de

HORÁRIOS:
O lago não tem horário de funcionamento.
Cada local de passeio de barco tem um horário de funcionamento e a disponibilidade de barcos para passeios dependem do movimento no dia.

PREÇOS:
Acesso ao lago e seus arredores é gratuito.
O passeio de barco-pedalinho para até 4 pessoas custou 8 euros por 1 hora.

NUTZTIER-PARK - Ammerland


Saindo de Oldenburg com destino a Bad Zwischenahn (próxima a Oldenburg e Bremen) lá fomos nós em busca de uma manhã campestre. A promessa era visitar uma fazendinha.

Logo na chegada, a ausência de portaria e o - digamos - excesso de simplicidade decepcionaram (ainda mais quando se é recebido por um enorme chiqueiro com porcos bem diferentes daqueles que estamos acostumados a ver por aqui: grandes, bravos e peludos). Mas uma criança no carro e o preço de apenas 3,50 euros por pessoa nos incentivaram a continuar com o passeio.

Alguns passos adiante e uma jovem senhora nos recebeu, cobrou as entradas, nos deu uma espécie de mapa do local e passou rápidas instruções. E lá fomos nós caminhar pela fazenda.

Galinhas, patos, perus, marrecos, gansos. Todos estavam lá, mas era só para olhar... Já dentro de um galpão rústico alguns coelhos simpáticos se aproximavam para serem acariciados. É possível entrar dentro do seu cercado e - quem quiser arriscar - pegá-los no colo.


No pasto ao ar livre alguns cavalos, bois, vacas, burros (peludos), carneiros e árvores frutíferas identificadas por plaquinhas ao longo do caminho (infelizmente, sem frutas). Tudo muito solitário e rústico, como numa fazenda de verdade.

No final do passeio, um cercadinho com cabras e ovelhas, onde era possível entrar e fazer carinho nos bichos.


Há ainda um pequeno parquinho (simples como o lugar) e uma cama elástica.

Em resumo, é como se você estivesse entrando numa fazenda e participando de um pedacinho do dia a dia dela. Estavam explicados o estranho horário de funcionamento e o preço.

NUTZTIER-PARK
ENDEREÇO:
Não informado, mas no site existem mapas que ensinam como chegar lá.
http://www.nutztierpark-ammerland.de/

HORÁRIOS:
Aberto de 1o de maio e 31 de outubro
Segunda a sábado das 10:00 às 12:00 horas
Domingos das 10:00 às 18:00 horas

PREÇOS:
Crianças até 3 anos: 3,00 €
Maiores de 3 anos: 3,50 €
Consulte o site para o pacote familiar