App de reserva de Hotéis

Dica interessante da Folha: site de hotéis (hotels.com) tem recurso para iPhone e Android em 30 línguas.
Leia a noticia em: http://folha.com.br/tu931694

Eu testei o app no iPhone e achei bem simples. Fácil de usar: vc coloca o destino, data e número de hóspedes, e ele oferece diversas opções (por preço, por estrelas, pela avaliação de outros hospedes).

Incompleto: senti falta de um descritivo de avaliação e de mais fotos (do quarto, das dependências, dos arredores).  Está longe de ser um guia, mas é uma boa ferramenta. Particularmente, ainda acho as dicas do Frommer's e dos amigos, imbatíveis! 

Não efetivei a compra, portanto não pude comprovar a eficácia de e-commerce.

Aplicativos de viagem - Dicas que li no Twitter http://mashable.com/2011/06/11/weekend-roundup/

Algumas vezes um bom aplicativo pode ser uma mão na roda na hora de planejar sua viagem. 

Neste interessante tweet um link com aplicativos úteis. Ainda não testei, mas achei interessante compartilhar a dica. 

4 Fun Apps for Foodies, Savers & Travelers - http://mashable.com/2011/06/11/weekend-roundup/ 

São eles:

  • Fortnighter: Made-To-Order Travel Guides From Experts
  • Foodstream: Food Data & Deals on Your iPhone (eu, particularmente, prefiro o Foodspotting)
  • Poggled: Club, Drinks & Dinner Deals
  • Want!: Express Your Wants Through Photos 

Dica rápida sobre planejamento em sites e aplicativos

Esta dica é pra quem curtiu o post de planejamento de viagem: um post bacana da Folha de São Paulo, caderno de turismo, sobre aplicativos que ajudam a planejar uma viagem. Vale testar. 

Eu ainda não testei nenhum In loco. Prefiro ainda os guias impressos ou os sites, além de dicas em blogs e sugestões de amigos, mas fica aqui a dica. 

Planeje sua viagem em sites e aplicativos: 
http://www1.folha.uol.com.br/turismo/924115-planeje-sua-viagem-em-sites-e-aplicativos.shtml


Dicas de Buenos Aires - em terceira pessoa

Aqui está um blog interessante para quem curte moda. O Blog Dicas da Cami.

Ela esteve recentemente em Buenos Aires e trouxe na mala algumas dicas de restaurantes de lá (ao todo são 3 restaurantes indicados, com fotos). É só clicar no link abaixo.

http://www.dicasdacami.com/2011/05/dicas-de-buenos-aires-restaurantes.html?spref=fb

Aproveito também pra recomendar o aplicativo da Viagem e Turismo sobre Buenos Aires para iPhone. Ele traz dicas, programas imperdíveis, gastronomia e muito mais. E é de graça! É só entrar na App Store e baixar.

http://viajeaqui.abril.com.br/aplicativos/guia-buenos-aires/

Eu nunca estive em Buenos Aires, mas morro de vontade de conhecer. Está na minha lista de desejos.

Boa viagem!

Planejando as férias - Parte 1

Aqui está uma das tarefas mais deliciosas de se fazer nesta vida: planejar as próximas férias. As minhas, as da minha família e até as dos outros. Gosto tanto disso que às vezes cismo com um destino e começo a planejar para daqui a 2 anos a viagem. Na verdade, confesso que meu grande sonho é ter um ano sabático com a família (sim, sempre eles!) para darmos a volta ao mundo. E ela já tem data planejada: quando meu filho mais velho completar dez anos. Enquanto isso eu vou pinçando destinos aqui e ali para degustar este grande sonho.

Sei que tem muita gente que detesta esta parte da viagem, de pesquisar, ler, estudar e planejar. Outros preferem a surpresa, o improviso, a espontaneidade. O fato é que um pouco de planejamento não faz mal a ninguém. Então resolvi compartilhar algumas dicas para ajudar quem quiser experimentar.

Comece a pensar entre 1 ano e 6 meses antes. Calma, não se assuste. Não é exagero, não. Com um prazo destes é possível pesquisar, se informar sobre altas e baixas temporadas, conversar com amigos e até sondar no trabalho sobre as férias.

Para você pensar:
- Quando pretende viajar?
- A viagem será curta ou longa?
- Vai ser possível negociar isso no trabalho?
- Já tem dias suficientes de férias para tirar?
- A viagem será feita de carro, barco, ônibus, trem, a pé, de avião ou algum outro meio de transporte?
- Nacional ou internacional?
- Já sabe o destino?
- Tem passaporte?
- Precisa de visto?
- Vai sozinho ou acompanhado?
- Será uma viagem econômica ou daquelas de sonho?
- Irá viajar de pacote ou vai montar seu próprio roteiro?
- Precisa de preparo físico para esta viagem?
- E roupas especiais?
- E vacinas ou atestados médicos específicos?


Dependendo das respostas, já comece a pensar em quem convidar para a viagem, faça uma checagem nas finanças (para ver se o gasto com as férias cabe no orçamento), pesquise o clima do local no período em que pretende viajar, dê uma olhada na validade do passaporte, consulte amigos, guias, jornais, revistas ou sites de viagem para se programar, visite uma agência de viagens ou - ainda - programe a revisão do carro.

Faça uma lista de tudo o que precisa providenciar e tente estabelecer prazos para as tarefas serem resolvidas. Anote num calendário, na sua agenda ou numa agenda eletrônica. E cumpra os prazos. Senão mais pra frente você se sentirá sobrecarregado.

No próximo post, mais dicas de programação.

Overbooking, o que fazer?

Nestas horas a gente respira fundo e conta até dez, mas não adianta. Eu confesso que não sabia o que fazer, nem reclamar (além do vôo, claro) e nem esperar. Mas este post interessantíssimo da Viagem & Turismo ajudou muito. 

Em resumo o melhor a fazer é registrar o acontecido de alguma forma, guardar comprovantes e exigir a realocação no próximo vôo. Se o tempo de espera for longo, saiba que você poderá exigir o ressarcimento de algumas despesas. 

Conhecer os seus direitos e manter a calma são os melhores aliados. 

Boa leitura e Boa Viagem!

Viagem e Turismo (@viagemeturismo)
28/04/11 18:38
Overbooking: o que fazer para evitá-lo - ou até para se dar bem http://viajeaqui.abril.com.br/materias/overbooking-o-que-fazer-direito-do-consumidor?utm_source=twitter&utm_content=vt


Turquia - Roteiro Istambul até Assos

Dando sequência aos deliciosos roteiros criados para minhas férias que nunca aconteceram na Turquia (mas que hão de acontecer!), aqui está um super roteiro criado pelo meu amigo Zé Ruy Gandra, com dicas quentíssimas para aproveitar o melhor da cultura e das praias de lá.

OPÇÃO 2 – PRAIAS E HISTÓRIA
30/06 – vôo para a Europa
01/07 – Chegada na Europa (Istambul, Turquia) – descanso no hotel em Istambul (de preferência no bairro de Sultan Ahmet - próximo às grandes atrações turísticas, para poder fazer tudo a pé e curtir a cidade)
02/07 – Visita à Mesquita Azul e à Igreja Santa Sofia
03/07 – Passeio de barco pelo estreito de Bósforo até a cidade de Kavagi
04/07 – Visita ao Mercado (Grand Bazar), almoçar no Pandeli
05/07 – Alugar um carro e viajar em direção a Galípoli. Neste ponto, atravessar o Estreito de Dardanelos, em direção à Lapseki, e seguir para Çanakkale (cidade de Tróia), totalizando 295 Km. Passar a tarde em Troia e dormir nas redondezas.
06/07 – Seguir viagem para o sul, descendo 87 km até chegar em Assos (praia de pedra) em frente à Ilha de Lesbos. Hospedar-se no hotel da cidade.
07/07 – Fazer passeio de barco para Lesbos e dormir em Assos.
08/07 – Descer para Izmir (257 km) e passar a noite.
09/07 – Último dia em Izmir. Retornar para Istambul
10/07 - Retorno para o Brasil.


ISTAMBUL
Se você ainda não se deu conta do que se trata Istambul, tente resgatar em suas aulas de história todas as referências à Constantinopla. Maior cidade da Turquia, a cidade é dividida pelas duas margens do estreito de Bósforo, separando a Europa da Ásia, exatamente no ponto onde as águas do mar Negro se juntam às águas do mar de Mármara. Encantadora. Justamente por esta influência de duas culturas tão distintas, a cidade de Istambul é irresistível.


Algumas das atrações que são imperdíveis e merecem estar em qualquer roteiro:
- Santa Sophia: uma das construções mais belas e impressionantes, é também conhecida como Igreja da Divina Sabedoria;
- Mesquita Azul: neste local, imperadores Bizantinos construíram um grande palácio, e em 1606 o Sultão Ahmet I quis construir uma mesquita ainda maior e mais bonita do que a Igreja de Santa Sofia, em estilo clássico otomano e revestida com azulejos azuis e lindos vitrais. É importante respeitar o cultura local e evitar roupas curtas e sem mangas para as mulheres. Lenços cobrindo a cabeça também são importantes.
- Grand Bazar: passeie pelos famosos bazares do Grand Bazar e aproveite para fazer compras, nunca sem antes negociar os preços. O Zé Ruy recomenda almoçar no Pandeli, mas disse que qualquer comida é uma delícia e vale experimentar os sabores, cheiros e cores que a culinária turca tem a ofercer.
- Passeio de barco pelo estreito de Bósforo: Além de barato, este passeio vale muito a pena, tem uma linha frequente e te leva até Kavagi, outra cidadezinha que vale explorar.
- Palácio Topkapi: na entrada do Estreito de Bósforo, este palácio serviu como residência para diversos sultões por cerca de 400 anos.



ÇANAKALLE / TRÓIA
Acredita-se que a lendária cidade de Tróia, onde ocorreu a célebre Guerra de Troia descrita na Ilíada, de Homero, seja este sítio arqueológico, próximo à Çanakalle, na Turquia. Definitivamente não dá para não visitar. Se der para reler a Ilíada ou assistir ao último filme antes da viagem, melhor inspiração não há.


ASSOS
É uma cidade com muita história: Aristóteles fundou uma escola de filosofia neste local e acredita-se que Paulo, o apóstolo, tenha passado por lá. Mas são as colunas dóricas que mais chama atenção para esta peque cidade litorânea, de onde é possívela avistar (e fazer passeios) a Ilha de Lesbos. Segundo o Zé Ruy, a cidade é linda e muito charmosa. Vale a estadia.

LESBOS
Lesbos é uma ilha grega no Egeu, cujo litoral leste fica muito próximo da Turquia. Construída na extremidade sudeste da ilha, sua capital, Mytilini, é a sede da Igreja Ortodoxa. Até pouco tempo atrás praticamente desconhecida dos turistas, é uma das poucas ilhas na Grécia que conserva o estilo arquitetônico original. Existem muitas atrações a serem exploradas: de castelos bizantinos a belíssimas praias.

Fernando de Noronha 1a impressão pela terceira vez

Em 2010 estivemos novamente em Fernando de Noronha (leia o post neste blog), mas foi como se fosse a primeira vez. Afinal, como uma família completa foi, sim, nossa primeira vez. Éramos 2 adultos, uma criança de 3 anos e um bebê de 4 meses, prontos para encarar qualquer aventura, em maio de 2010.

O mais engraçado foi me espantar pela terceira vez com os preços das coisas. Tudo la é muito caro, brincamos que "1 noronhês custa 4 reais". Mais
caro do que libra esterlina. Para dar alguns exemplos concretos, um baldinho de criança custa R$ 40,00 um creme de barbear R$ 30,00 e uma água de garrafa R$ 3,50. Em São Paulo os mesmos itens custariam R$ 5,00; R$ 10,00 e R$ 1,50 respectivamente. Imagine o preço das refeições! A diferença entre um almoço bem ruim e um almoço quase estrelado é pequena.


Tivemos muita sorte de chegar em plena baixa estação (maio), e ainda pegarmos o Brasil A Gosto, um festival em que você compra um prato especial nos restaurantes participantes e leva outro de graça. Fomos em lugares ótimos e experimentamos ótimas criações dos chefs locais: Zé Maria, Xica da Silva (foto abaixo), Teju-açu, Maravilha, até as deliciosas tapiocas do Art & Sabor.



Mas o melhor de Noronha não são as pousadas charmosas, nem a ótima safra de chefs, são as exuberantes paisagens e sua fauna. Estar em Noronha pela terceira vez, mergulhar, explorar, caminhar, admirar tudo pela terceira vez é como ter o privilégio de ver o paraíso mais de uma vez. Não enjoa, não cansa, não vira óbvio. Cada vez é única e reserva novas e boas surpresas. Apesar da constatação do preço absurdo das coisas, aos poucos a vida simples e privilegiada deste lugar fantástico justifica cada real. E te faz querer voltar sempre, para saborear um pouco mais.

Planejamos um outro retorno. Talvez com as crianças um pouco maiores para explorar as trilhas e mergulhar em família. Já começo a sonhar.


Noronha em Família

Meus amigos sempre se divertiram com nosso espírito aventureiro, outros nunca entenderam como isso foi possível, outros - ainda - sempre nos olharam com um "loucos!" estampado na testa. Mas a verdade é que com mínimo de planejamento e organização, e uma dose de aventura, fica tudo muito fácil.


Para incentivar aqueles que deixaram transparecer uma pontinha de inveja das boas, compartilho algumas dicas da nossa última viagem para Fernando de Noronha para encorajá-los a fazer o mesmo.






Preparativos
Antes de viajar testamos o protetor solar na pele da bebê (60, claro) e o repelente próprio para crianças. Também acostumamos a bebê a passear no canguru, um acessório perfeito para a viagem.



Tomamos o cuidado de levar todos os acessórios necessários, desde fraldas de praia até um kit de remédios. O celular do pediatra estava bem acessível, mas Noronha tem hospital, e alguns remédios você encontra por lá (caros). A ilha já conta, também, com 2 supermercados que vendem fraldas, papinhas e tudo o que você precisar, até brinquedos.


Não fechamos nenhum passeio antecipadamente, deixamos para decidir lá, conforme as crianças se adaptassem. Mas levei meu log Book, e consegui mergulhar.


Escolhemos uma pousada com piscina, caso tivéssemos que ficar por lá, e distrair o pequeno. Mas descobri que a Pousada do Marcílio até parquinho tinha. Da próxima vez, quero ficar lá.


A Viagem
O avião é uma parte bem sossegada da viagem. Se você trabalhar bem esta parte, vai saber transformar até o check-in em algo divertido.


A espera pelo embarque foi uma delicia: cheia de aviões partindo e chegando. Uma diversão para os pequenos. Já a viagem requer mais jogo de cintura e acessórios: DVD portátil, comidinhas, lápis e livrinho de colorir, e muita paciência para ir algumas vezes ao banheiro. Felizmente a segunda perna do vôo, de Recife ou Natal para Noronha, tudo é muito rápido.


A chegada em Noronha é quase uma experiência de alfândega, mas pagando as taxas ambientais antecipadamente pela internet torna tudo mais rápido. Geralmente as bagagens também chegam rapidamente, e os traslados já estão munidos de listas de hóspedes, nos aguardando.


O dia a dia
Para aproveitarmos bem a viagem, planejamos o seguinte esquema:
- acordar bem cedo, tomar um café reforçado e sair para explorar uma determinada praia;
- nos deslocamos com táxis (baratíssimos, era só ligar e em 5 minutos chegavam em qualquer lugar, hora pedíamos buggy, hora carro fechado);
- sempre levávamos mochilas com: papinhas prontas, água, leite em pó (a bebê só mamava no peito), protetor solar, repelente, fralda, saquinhos para o lixo, canga e guarda sol (emprestado da pousada);
- programávamos o retorno por volta do meio dia para a pousada, quando pegávamos uma piscina (enquanto a bebe tomava banho);
- almoçávamos em algum lugar proximo (por isso optamos pelo bairro da Floresta);
- dormíamos por 2 horas até o sol baixar;
- por volta das 15 horas retornávamos para alguma outra praia (de táxi) e curtíamos até o por do sol;
- após uma sessão de banho (levamos uma piscina inflável para a bebê), jantávamos e íamos dormir bem cedo.



Foi a melhor coisa que fizemos. As crianças rapidamente entraram na rotina.


Refeições
Nada de suco ou gelo para evitar disfunções gastrointestinais. Ficamos à base de cerveja e as crianças, água mineral.



Para o pequeno pegávamos arroz, feijão e um peixe ou frango nos restaurantes a quilo. Para nós, restaurantes e pratos mais elaborados (a culinária de lá é ótima). A bebê só mamava no peito.
As noites

Como era de se esperar, os dias estavam bem quentes, cerca de 30 graus à sombra, mas felizmente no quarto tínhamos como aliado o ar condicionado (mesmo as pousadas mais simples, como a nossa, têm ar condicionado). Por causa da bebê, regulávamos a temperatura entre 22 e 24 graus e conseguíamos ter ótimas noites de sono, sem prejudicar a saúde dela.


Passeios
Visitamos a praia do Porto várias vezes, Caieira, Sueste, Cacimba do Padre, Baía Dos Porcos, Boldró, Bode, Cachorro e Conceição.


Fizemos a trilha da Praia do Leão (muito isolada e fechada) e a de Atalaia (1,5 km e cansativa para o pequeno). Atalaia foi a primeira praia em que a Nina entrou, mais cristalina impossível. Anos antes fizéramos o mesmo com o Arthur. Desta vez ele se encantou com os peixes, moréias, tubarões e caranguejos.
Contratamos um passeio de barco que foi perfeito. A bebê só dormiu e o filhote ficou encantado com as paisagens e os golfinhos. Inesquecível.


Eu consegui escapar para um dos melhores mergulhos da minha vida (e foi a terceira viagem para Noronha, em que mergulhei).






As aberturas de ninhos de tartaruga foram espetáculos à parte, fomos ver duas vezes e o filhote se apaixonou.
A visita ao projeto TAMAR também foi ótima. Assistimos aos filminhos, brincamos com as esculturas e adoramos a lojinha.


Saldo final
As crianças adoraram tudo, e como há pouca criança por lá, eles são mimados por onde passam: todos querem ver, tocar, falar, brincar, pegar. O Arthur também fez um amiguinho: o Pauê (assim mesmo). E - mais uma vez - nós tivemos certeza de que fizemos a escolha certa (leia o post sobre "A não viagem dos sonhos").


E você, se animou a encarar a aventura?

Turquia - Roteiro de Praias

Desde 2009 venho planjando uma viagem para Croácia e Turquia. Resolvemos que estes planos sairiam do papel na viagem de 2011, e lá fui eu sonhar, pegar dicas com os amigos e montar algumas opções de roteiros. Infelizmente não foi desta vez, e tivemos que adiar esta viagem para uma outra vez (leia mais em "A Não Viagem dos Sonhos"). Mas já que ficou tudo tão bonitinho, tão organizadinho, resolvi compartilhar a dica de roteiro que pretendo fazer um dia, e dividir algumas dicas de amigos e links interessantes. 

Informações e Dicas dos Amigos:

- A amiga da Cali que viajou com 2 filhos pequenos fez o seguinte roteiro: Ephesus, Antália (praia), Fethiye, Pamukkale e Bodrum - Bitez (praia);
- Um colega de trabalho da Cali sugeriu a praia KAS (antigo porto de Ephesus) e disse que o Hotel Hera é muito bom. Ele é mergulhador. Falou também que essa praia é de falésia, não tem areia;
- O Tolga sugeriu a cidade de Mügla no Hotel Ortam Datka (http://www.ortamdatca.com/galeri_EN.html ), perto de Bodrum e a 213 km de Izmir; e também a Hayitbükü em Datça perto de Bodrum e cerca de 335 km de Izmir(http://www.google.com/images?hl=en&q=hayitb%C3%BCk%C3%BC&um=1&ie=UTF-8&source=og&sa=N&tab=wi&biw=1345&bih=583  e http://datcaphotos.blogspot.com/2009/06/hayitbuku.html )
O Zé Ruy (ex-Diretor de Redação da revista Viagem e Turismo) recomendou o roteiro: Istambul – Çanakkale – Assos (mas também havia comentado de Bodrum, como o lugar dos resorts e praias).

Não foi fácil juntar tudo e decidir o melhor roteiro. São mais de 2 mil anos de história e paisagens tão fantásticas que já foram cenários de vários filmes. Sempre sonhei em conhecer a Capadócia e a Anatólia, mas meu marido queria um roteiro de praias e lá fui eu criar um roteiro que não existe para ser comprado via agências de viagens. O jeito foi pegar muita dica, passar dias na internet pesquisando blogs, sites de viagens, Google Maps e Google Images. O resultado você confere neste primeiro roteiro, só com praias. As mais lindas da Turquia, segundo a minha pesquisa.


OPÇÃO DE ROTEIRO 1 – SÓ PRAIAS
30/06 – vôo para a Europa (São Paulo - Istambul - Izmir)
01/07 – Chegada em Izmir, Turquia – descanso no hotel em Izmir
02/07 – Praia e passeios em Izmir.
03/07 – Alugar um carro com GPS em português e ir para a Península de Çesme, cerca de 87 km distante de Izmir, onde ficamos 2 dias
04/07 – dia de praia na Península da Çesme
05/07 – saída cedo para Bodrum (321 km de Çesme), onde passamos o dia na cidade e dormimos
06/07 – saída cedo de Bodrum em direção a Oludeniz, em Fethiye (240 km) – onde ficamos 2 dias
07/07 – dia de praia em Oludeniz, em Fethiye
08/07 – retorno via Mügla (131 km de Oludeniz), parando no hotel indicado pelo Tolga nas dicas acima
09/07 – viagem de Mügla para Izmir (218 km)
Fim da Viagem


Abaixo estão algumas informações que baixei na internet (não são textos meus, so editei) sobre as cidades do roteiro 1. Nos links você encontra fotos fantásticas, ou simplesmente digitando o nome dos lugares no Google Images. Vale o exercício.

IZMIR:
"Izmir é uma cidade portuária, 3ª da Turquia em dimensão, c/ 3 milhões de pessoas, virada para o Mar Egeu e a Grécia. Destaca-se pelas praias e agradáveis temperaturas no Verão. Historicamente, fez parte da Confederação Jónica e lutou com civilizações vizinhas. Pelas suas terras passaram Alexandre Magno, os Romanos e foi conhecida por ser nomeada pelo Livro do Apocalipse. Gregos, Romanos, Bizantinos, Otomanos e Turcos, por esta ordem, dominaram as suas terras e foram sucessivamente expulsos delas. Conhecida como Esmirna, é muito ocidentalizada, Pérola do Mar Egeu, sendo que a seda, o algodão, os tecidos e os tapetes são a sua principal fonte de receitas."


A oeste da antiga Esmirna se encontra Península de Çesme, um lugar com uma atmosfera tranqüila e praias lindas.

Links e fontes: http://pt.wikipedia.org/wiki/Esmirna
http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/turquia/izmir.php


BODRUM:
"Bodrum é um dos mais atraentes destinos do Mar Egeu, com porto, docas, Estação Marítima e as viagens às ilhas gregas. É um pequeno povoado turístico com a prática de mergulho."


"Embora tenha sido o local de nascimento do escritor e historiador Heródoto (484 - 420 a.C.), e, já no século I, o também historiador Dionísio de Halicarnasso, a maior glória da cidade foi durante o domínio do sátrapa Mausolo, que reinou em nome dos persas desde 377 a 353 a.C.. Ao morrer em 353 a.C., a sua mulher Artemísia II de Caria, contratou os arquitectos gregos (Sátiros e Píteos) e os melhores escultores da época para construir um túmulo para o seu defunto marido. Foi este túmulo uma das Sete Maravilhas do Mundo, sendo a origem da palavra "mausoléu". Mausoléu de Bodrum."


"É um lugar turístico que não conta com praias de grande qualidade mas que compensa esta carência com abundantes locais para o ócio e a diversão. Monumentos como o Castelo de São Pedro do século XV, sede do museu e um teatro ao ar livre, com formosas torres e preciosos pátios onde passeiam pavão real entre estátuas e fontes e o Mausoléu de 376 a.C."


Fontes e Links:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Bodrum
http://cafenomundo.com.br/2010/08/04/viagem-com-sabores-turquia/

Uma das grandes atrações aqui é fazer passeios ou mini cruzeiros nas Guletas, pitorescas embarcações de madeira típicas da Turquia que oferecem uma experiência inesquecível.



FETHIYE:
Considerada uma das mais belas praias da Turquia, está localizada a cerca de 240 km de Bodrum rodeada por uma cadeia de montanhas. Vale à pena visitar sobretudo a praia de Oludeniz, em Fethiye, perto de Bodrum.

Coloque no Google Images e você entenderá o que eu digo. Elegi este como sendo o ponto alto deste roteiro. Na minha opinião a melhor praia (sem ter visitado, claro).

Fontes e links:
http://www.oludeniz.com/&rurl=translate.google.com.br&usg=ALkJrhiPiknQnaxKrQzjXN6-1VBnBiuUeA 


No post a seguir conto o roteiro completo que o Zé Ruy Gandra nos sugeriu. É histórico, é imperdível.